Despot's Game: Dystopian Army Builder

Desenvolvedor: Konfa Games
Distribuidora: tinyBuild
Lançamento: 14/out/2021
Steam: https://store.steampowered.com/app/1227280/Despots_Game_Dystopian_Army_Builder/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.

Despot’s Game mescla a jogabilidade de um jogo tático, onde você pode equipar seus personagens com armas específicas (e consequentemente dar uma classe a cada um), com roguelike.
Posicione seu exército e destrua máquinas, zumbis, necromantes e várias outras criaturas!

  • Despot's Game

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Quando esse review foi escrito, o jogo estava em early access. Pode ser que futuramente, coisas possam ter sido melhoradas ou modificadas.
Quando o jogo estiver 100% finalizado, jogarei novamente e atualizarei essa análise.

Gráficos
Eu acho que esse é um dos pontos mais forte desse jogo.
Percebe-se que todas as cores foram cautelosamente selecionadas para sempre passarem a sensação de que tudo ocorre em um ambiente escuro, como se você estive em um cativeiro mesmo.
Os humanos são cor de rosa, dando bastante destaque durante as batalhas.
Todo o resto, inimigos, itens e UI seguem essa mesma vibe sombria, sendo que cores quentes são usadas em tons mais acinzentados e escuros.

As animações são super bonitinhas e bem feitinhas, a arte do jogo é realmente uma graça! <3

 

UI e HUD
Toda a interface do jogo segue a mesma estética do jogo.
A fonte utilizada é pixalizada e o jogo está localizado em português (e muito bem localizado, diga-se de passagem!).

A princípio, a HUD parece meio confusa, parece que tem muita informação.
Mas conforme você vai jogando, algumas instruções vão aparecendo e tornando a jogabilidade mais amigável.

Ao deixar o mouse sobre alguns assets, uma breve descrição é exibida. Isso me ajudou bastante a entender e lembrar a descrição de determinados itens e habilidades.

 

Trilha Sonora e sons
Eu gostei mais dos efeitos sonoros do que das músicas.
Os sons dos humanos entrando nos tubos ficou muito bonitinho! hahaha

Não há muita variedade de músicas, o que torna o jogo meio enjoativo depois de um tempo jogando.

 

Jogabilidade
Você deve posicionar seus personagens no cenário, equipá-los com um item (cada item pertence a uma classe) e atacar os inimigos.
Os inimigos são aleatórios e ao derrotá-los, você ganhará moedas e poderá usá-las comprar outros equipamentos, mais humanos, comida ou pegar uma habilidade.

Conforme você anda pelas salas, vai consumindo comida, por isso é importante sempre se atentar ao nível de comida para não ficar sem. Caso contrário, sua barra de vida será consumida.

Do lado esquerdo superior da tela, há um mini mapa que pode ser expandido pressionando a tecla Tab. Esse mapa irá informar quais salas você já passou.
Seu objetivo é encontrar a sala do chefe e derrotá-lo para ir para o próximo nível.

O jogo é recheado de bom humor e referências a jogos e séries.
Muito divertido mesmo!

O único defeito é que após um tempo jogando, parece que você não consegue mais desbloquear itens e habilidades, tornando o jogo bem limitado com o que está disponível.
Os cenários também não mudam.
Mas por ser um jogo em early access, isso é esperado.

 

Replay e retenção
Eu gostei bastante, tenho jogado ele com frequência.
Mesmo estando em early access, já dá para perder um bom tempo nele.

É um jogo difícil por ser bem aleatório (afinal de contas, é um roguelite), até mesmo na dificuldade fácil.

Para quem curte o gênero, acho que oferece algo bem criativo e uma experiência bem descontraída, unindo cultura pop, humor e diversão. Ele consegue agradar bem tanto quem está a procura de algo mais casual quanto quem curte jogatinas mais hard core.

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