Desenvolvedor: Discovery Software
Distribuidora: Sega
Lançamento: 1989

Outras plataformas: MS-DOS, Tandy PC/IBM PCjr e Commodore C64/12.

Controle Mister Smart (ou Senhor Esperto, em português), um bichinho laranja e estranho que segundo o manual, apenas corre para uma batalha contra os fantasmas do espaço, que são os seus inimigos.
Seu objetivo é preencher todas as linhas por onde passa.

Um jogo com visão similar a isométrica, que além de passar de fase, tem como objetivo acumular pontos.

  • Zoom Gameplay 01

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos: 9/10.
A cada estágio novo, uma nova imagem de fundo é exibida, porém conforme as fases vão avançando, haverão algumas plataformas que irão se repetir.

Simplicidade é uma palavra que define bem esse game. O jogo possui apenas 5 inimigos. Cada fase possui um grupo de inimigos e nada além disso.

Ao avançar para um novo estágio, uma animação de transição é exibida, mostrando o número do estágio e o planeta Terra ao fundo. Acho que a cada novo estágio, poderiam ter colocado um planeta diferente para trazer uma sensação de progressão melhor.

Para um jogo lançado em 1989, acho que está bem bonitinho, com cenários e animações bem feitas e cores equilibradas. É um simples que funcionou bem.

UI e HUD: 10/10.
O jogo não tem mistério, é bem simplista e mesmo sem ler o manual é possível deduzir bem o que cada coisa na hud significa.
No começo do jogo você seleciona se quer jogar sozinho ou em multiplayer.
Durante o jogo, a hud fica centralizada e informa ao jogador a sua pontuação, número de vidas, número da fase/estágio e o tempo restante.

Trilha Sonora e sons: 6/10.
As músicas e efeitos sonoros são bem limitados, também havendo repetições e sendo bem enjoativas após determinado tempo jogando.

Em alguns momentos, parece que os efeitos sonoros destoam um pouco da música de fundo, ficando mais altos e parecendo estridentes.

Jogabilidade: 8/10.
A mecânica do jogo é extremamente fácil de ser entendida, tudo o que você deve fazer é correr pela plataforma e preencher todas as linhas sem que nenhum inimigo encoste em você – caso isso ocorra, você morre.
O jogo possui um total de 6 estágios, sendo que cada estágio possui 6 fases. Ao finalizar esses 6 estágios o jogo é iniciado novamente, porém com uma dificuldade maior.

Em cada fase, você possui 120 segundos para finalizá-la. Ao finalizar uma fase, o tempo restante é adicionado a sua pontuação.
Caso o tempo acabe, mais inimigos irão aparecer para te atrapalhar.

A jogabilidade é fluída e além de andar pela plataforma, você também pode pular e soltar bolas de borracha. O tempo de resposta dos comandos parece ter um leve delay, mas após alguns minutos você de acostuma.
Quando as bolas de ataque atingem os inimigos, os empurram para trás permitindo que você consiga escapar, caso eles estejam muito perto – Eu sempre imaginei que essas bolinhas eram cocô… e nem preciso explicar o por quê né… mas no manual, elas são definidas como bolas de borracha.
Elas não são infinitas, a quantidade é indicada no painel acima, do lado do número de vidas. Quanto maior o tamanho da bolinha lá em cima, maior o número de bolas de borracha você tem para usar.

A cada 1000, 3000 e 5000 pontos, você ganha uma vida extra.
O lado positivo do jogo é que seus continues são infinitos, porém após o game over, sua pontuação é zerada.

O jogo possui um modo multiplayer, dando a possibilidade do jogador decidir se joga de modo individual (onde o jogador 1 é o Mr. Smart laranja e o jogador 2, o azul) ou em modo competitivo. Somente no modo competitivo os jogadores jogam na mesma tela.
Eu sempre gostei de jogar no modo competitivo e apesar do intuito desse modo ser apenas competir por pontos, eu sempre o encarei como um modo cooperativo, cujo o objetivo era apenas finalizar os estágios.
Mas claro, isso é uma peculiaridade minha, pois o objetivo real do modo competição já está bem explícito no próprio nome.

O jogo não possui password e nem chefes. É um ótimo jogo para passar o tempo, mas totalmente vazio em história.

Retenção e replay: 5/10.
Esse jogo tem um fator nostálgico muito forte para mim, mas analisando friamente eu entendo que é um jogo bem nicho.
A não ser que você nunca o tenha zerado ou realmente goste dele, não haverão muitos motivos para voltar a jogar. Ele é bem carismático, mas torna-se enjoativo com muita facilidade pois é um jogo bem repetitivo, com objetivo muito linear.

 

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading