Desenvolvedor: panstasz
Distribuidora: Ysbryd Games
Lançamento: 20/Fev/2020
Steam: https://store.steampowered.com/app/913740/WORLD_OF_HORROR/
Tem conquistas? Não.
Tem cartas? Não.
Inspirado pelas histórias de H. P. Lovecraft e Junji Ito, World of Horror é um jogo de investigação com elementos de RPG e point and click.
Explore cenários, recrute ajudantes e lute contra monstros para descobrir a solução de cada mistério.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Quando esse review foi escrito, o jogo estava em early access. Pode ser que futuramente, coisas possam ter sido melhoradas ou modificadas.
Quando o jogo estiver 100% finalizado, jogarei novamente e atualizarei essa análise.
Gráficos
Eu adorei a arte feita em pixel art, ficou excelente! Mas pelo jogo estar totalmente em 2 bits (você também pode alterar para 1 bit), a interface fica meio poluída e confusa em alguns momentos.
O jogo lhe dá a possibilidade de trocar a cor, quando você seleciona o modo 2 bits. Eu particularmente achei o azul claro a cor menos cansativa (mas o amarelo é jogável também).
UI e HUD
Eu achei o começo do jogo bem complicado, é muita informação para entender e o tutorial não é muito claro. Mas na tentativa e erro acabei entendendo como se joga. Isso pode acabar sendo um impeditivo para quem não tem muita paciência para ficar explorando o jogo.
Trilha sonora e sons
A princípio, a música consegue deixar o jogo com uma aura de mistério boa mas ela é cansativa.
Não há mudança de músicas conforme o andamento do jogo, com o tempo a música de fundo torna-se bem incômoda.
Jogabilidade
A melhor descrição que eu poderia dar a esse jogo, é que ele é um perfeito simulador de RPG de mesa! Mas tudo ambientando em um universo de terror (é bem visível que a estética dos monstros foi fortemente influenciada pelos contos de Junji Ito).
Sua missão é investigar casos sobrenaturais. Você tem a liberdade de explorar locais, mas os eventos que encontrará neles são totalmente randômicos (como se fosse num roguelite). Para aumentar a dificuldade, haverá diversos momentos em que você precisará lutar contra inimigos, como se fosse num RPG de turno.
É possível configurar a dificuldade de cada partida e além de jogar os casos do “modo história” (não é exatamente isso, mas essa é a descrição que mais se aproximaria desse modo de jogo. Basicamente são cenários já definidos), você pode criar suas próprias partidas, escolhendo o protagonista, monstros, etc.
O jogo ainda está em early access, mas já possui bastante conteúdo.
A parte triste (e até esperada) é que há uma série de pequenos bugs. Eles não estragam a experiência mas não deixam de ser incômodos :/
Replay e retenção
Acho que a aquisição vale muito a pena, principalmente para quem curte jogatinas não lineares. O fato de nenhuma partida ser igual a outra torna o fator replay dele extremamente alto.
Porém, eu esperaria o jogo sair do early access para ter uma experiência mais agradável.