Informações Técnicas
Desenvolvedor: Nintendo R& 1
Distribuidora: Nintendo
Lançamento: 21/jan./1994
Outras plataformas: Virtual Console (Nintendo 3DS).
Wario Land: Super Mario Land 3 é uma sequência direta do Super Mario Land 2: 6 Golden Coins. Porém, o protagonista aqui é Wario, que no jogo antecessor era o ultimo chefe.
O objetivo de Wario é recuperar o seu castelo perdido no jogo anterior, mas para isso ele precisa de dinheiro (muuuuito dinheiro).
Para alcançar o seu propósito, Wario precisa coletar moedas, encontrar tesouros e conseguir roubar a estátua de ouro da Princesa Peach.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos e UI
Wario Land é a prova viva de que é possível ter jogos bonitos no Game Boy clássico.
Mesmo tudo sendo grande nas fases, os frames dos personagens são bonitos e detalhados.
Os cenários acabam sendo mais simples, mas mantém a beleza do jogo.
Os mapas foram feitos com menos detalhes, para dar mais espaço de movimentação ao Wario e passar a sensação de que há muito o que ser explorado.
Toda a arte do jogo tem um estilo cartunesco, meio caricato. Acho que isso combina bem com a personalidade do protagonista.
Trilha Sonora e sons
Gosto muito das músicas e efeitos sonoros desse jogo. Mas acredito que te-lo jogado muito durante a infância, que foi o motivo pelo qual toda essa sonoplastia nunca me fugiu da memória.
As músicas trazem um ar carismático e divertido, até mesmo nos momentos de batalha com os chefes.
Jogabilidade
Esse foi um dos jogos que eu mais joguei na infância e é um dos meus favoritos até hoje.
A última vez que eu zerei ele foi em meados de 2002, mas foi interessante como mesmo depois de tantos anos, eu ainda me lembrava de praticamente todos as fases secretas e como derrotar os chefes. Outro ponto interessante é que na época eu demorei meses para descobrir tudo e fazer o verdadeiro final… e nessa última jogatina, eu zerei em aproximadamente 7 horas e descobri que havia um final melhor do que aquele que eu acreditava ser o verdadeiro! hahahaha
Wario Land tem uma jogabilidade simples, no qual você se movimenta, usa um botão para ataque e outro para pular.
Apesar das fases de serem simples, são bem diferentes uma das outras e apresentam desafios diferentes. Há fases que focam em mecânicas de agilidade, outras em mudanças de gravidade (áreas onde tem água) e outras em descobrir áreas secretas.
Além disso, seu objetivo é acumular riqueza. Então, coletar todos os tesouros e cada moedinha é essencial para ver o verdadeiro final.
Ao terminar cada fase, você pode escolher entre 2 mini games: um para tentar duplicar o ouro coletado e outro para conseguir corações (e acumular vidas!).
Wario tem 3 power ups diferentes, lhe permitindo voar e caminhar rápido, soltar fogo e ter mais força em seu ataque.
Há fases específicas que exigirão o power up correto para ser finalizada mais rapidamente, assim como ter acesso a certas áreas.
Os chefes não são muito difíceis, possuindo padrões de ataques fáceis de serem memorizados.
O jogo conta com 3 slots de saves e é possível revisitar fases que já foram terminadas.
No geral, é um jogo de plataforma bem agradável de ser jogado, com uma dificuldade bem amigável para pessoas que não estão habituadas a esse estilo de jogo.
Replay e retenção
É um jogo simples, então eu recomendo fortemente jogar sem olhar nenhum detonado para ir descobrindo tudo na raça.
Eu demorei muitos (muitos mesmo! hahaha) anos para zerá-lo novamente, mas nunca me esqueci como esse joguinho marcou a minha vida e me divertiu.
Na minha memória afetiva, ele era mais difícil e longo, mas depois dessa útima jogatina, percebi que ele é curto e fácil.
Toda essa roupagem simples e carismática é uma grande porta de entrada, para quem nunca jogou dar uma chance e ficar até o final. <3