Informações Técnicas
Desenvolvedor: Sukeban Games
Distribuidora: Ysbryd Games, AGM PLAYISM
Lançamento: 21/jun/2016
Steam: https://store.steampowered.com/app/447530/VA11_HallA_Cyberpunk_Bartender_Action/
Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Sim.
Outras plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4 e PS Vita.
VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action mostra o dia a dia de Jill, uma bartender que trabalha num bar que recebe todo o tipo de cliente.
Jill é uma mulher independente, que mora com seu gato e precisa desse emprego para pagar suas contas. Entre conversas e bebidas servidas, prepare-se para se deparar com situações inusitadas e se envolver emocionalmente com seus clientes principais.
Considerações finais – Analisando o jogo como um todo
Gráficos
Apesar do pixel art ser muito bonito e ter animações bem feitas, não há muitos modelos de posições e expressões para os personagens, algo que eu acho que dava para ter explorado mais para conseguir fazer o jogador sentir mais empatia por cada um e mais imersão durante o gameplay.
Não há variedade de cenários, no máximo um detalhe ou outro que você consegue mudar dentro do bar.
UI e HUD
Simples e eficaz. O jogo em si não possui muitas coisas para configurar.
Trilha Sonora e sons
A trilha sonora é muito legal, tem grande variedade de estilos e o melhor: você escolhe o que vai tocar enquanto trabalha!
Achei isso bem inovador e acaba permitindo que o jogador deixe a personagem principal mais parecido com si.
O único ponto negativo foi que apesar das músicas serem muito bem compostas, poucas fisgaram meu gosto pessoal!
Jogabilidade
A princípio, a história é bem casual mas conforme aparecem novos personagens, você vai aos poucos percebendo como alguns estão interligados e como a personagem principal começa a se envolver com eles.
Há momentos que os acontecimentos começam a ficar bem mornos e algumas vezes bem desinteressantes – mas o lado bom disso é que acaba sendo um trigger, que permite que você consiga jogar o jogo mais casualmente, sem ficar perdido na história.
Uma coisa que me surpreendeu bastante foi o quão longo esse game é. Achei que por volta de 6 horas eu o finalizaria… e foram quase 15 horas e meia!
Isso foi algo bem desanimador em alguns momentos, pois há muitas conversas casuais e isso acabou afetando meu interesse em continuar a jogar.
De um modo geral, a história é interessante, mas está bem longe de ser algo incrível, surpreendente e cheia de reviravoltas.
A jogabilidade é muito simples, o cliente pede a bebida e você prepara colocando a quantidade certa de cada ingrediente.
Uma coisa que eu adorei foi poder usar a barra de espaço para ir avançando nos diálogos.
Outro ponto positivo foi o fato de você ter liberdade de gastar seu dinheiro com customizações – o que pode acabar te deixando sem grana e consequentemente com contas atrasadas…
O jogo é uma boa experiência, principalmente para quem nunca jogou ou não é muito chegado em visual novels.
Mas eu não o recomendo para quem gosta de histórias envolventes e bem estruturadas.
Fator replay
Ao finalizar o jogo, você pode começar um new game +, para conseguir as conquistas.
Confesso que um ano após ter zerado, eu resolvi jogar um pouco para relembrar e tive uma sensação meio nostálgica.
Apesar dos defeitos, foi um jogo que eu gostei e voltaria a jogar.