Informações Técnicas
Desenvolvedor: etherane
Distribuidora: etherane
Lançamento: 23/Mai/2020
Steam: https://store.steampowered.com/app/1334700/tomorrow_wont_come_for_those_without/
Tem conquistas? Não.
Tem cartas? Sim.
Um jogo futurista pós-religião, sobre um serviço de hotel duvidoso que hospeda criaturas celestiais.
Controle Ori, um trono (uma classe celestial, não o assento onde o rei senta hahaha) que está passando um tempo nesse hotel e quer quebrar a barreira.
tomorrow won’t come for those without ██████ é um adventure surrealista com elementos de puzzle e visual novel.
Um jogo narrativo que traz dois finais em uma curta (e confusa) experiência.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos
Eu adorei o traço utilizado!
Adorei a predominância de cinza e lilás, deu uma estética bem única ao jogo. A coloração com uma textura que parece giz de cera também deixou tudo com um toque bem especial.
Única coisa que achei que deixou um pouco a desejar foi a arte dos personagens nas áreas onde você tem que se movimentar. Acho que deveriam ter mantido o estilo do cenário e das cgs, ao invés de colocarem um pixel art.
UI e HUD
UI que mantém o padrão de joguinhos feitos no RPG Maker.
São fáceis de entender, mas não possuem uma usabilidade tão prática pois ao meu ver tem opções demais (além do inventário, há uma área para as cartas colecionáveis e diversos slots de save. Ficar navegando entre essas opções acaba sendo meio chato, já que o jogo nem possui tanta interatividade assim).
Trilha Sonora e sons
Os sons e as músicas não tem absolutamente nada de mais. Elas combinam com o aspecto misterioso do jogo, mas eu achei que a parte visual conseguiu trazer muito mais peso nesse aspecto.
Jogabilidade
Não ficou nada claro para mim as metáforas que o jogo faz e que tipo de reflexão ele quer trazer.
É tudo muito abstrato, só consegui entender que é um lance envolvendo religião e questionamentos. Em algumas partes dá a entender que o jogo fala do processo de reencarnação. Em outros, apenas o que ocorre num cenário pós morte.
Eu realmente não sei o que dizer sobre esse jogo, achei a história dele confusa.
Por se tratar de um jogo surrealista, eu não sei se essa falta de clareza seja só uma impressão minha ou se todo mundo que jogou também fica perdido.
Dizer que ele não vale a pena seria injusto, pois entendo que o tema que ele aborda não é do agrado de todos – mas já fica aqui o aviso – se você não curte jogos com uma pegada mais subjetiva, passe longe desse aqui.
É um jogo curtinho, com puzzles interessantes. O jogo está localizado em português e não vi nenhuma incongruência.
Replay e retenção
O jogo tem dois finais, mas em umas duas horas é possível completá-los.
Para mim foi uma experiência bem efêmera, mas possivelmente no futuro vou querer repetir para talvez ter uma opinião menos negativa.