Informações Técnicas
Desenvolvedor: Sega
Distribuidora: Sega
Lançamento: 31/mar/2023
Steam: https://store.steampowered.com/app/2324650/The_Murder_of_Sonic_the_Hedgehog/
Tem conquistas? Não.
Tem cartas? Não.
Uma curta visual novel com elementos de point and click, no qual o seu objetivo é descobrir quem matou o Sonic. Mas calma, ele não morreu de verdade! É tudo uma encenação para comemorar o aniversário da Amy.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos e UI
A interface é super intuitiva (como na esmagadora maioria das visual novels) e fácil de entender, permitindo que até mesmo quem não tem nenhuma familiaridade com esse tipo de jogo consiga desenrolar.
A arte é muito bonitinha, gostei muito do estilo cartunesco e da textura de tela (ou seria um jeans?) que aplicaram em todas as imagens.
Um detalhe que eu achei muito charmoso foi o da pintura sair para fora da lineart em algumas áreas específicas de cada personagem. Adoro quando o estilo de arte escolhido possui essas características marcantes.
Nos momentos onde você controla o Sonic no DreamGear, foi utilizado um pixel art que lembra bastante o estilo do Sonic Advance.
Trilha Sonora e sons
As músicas são bem feitinhas, mas particularmente nenhuma me conquistou.
O efeito sonoro do “stage clear” do DreamGear foi reciclado do Sonic 2, não reparei se algum outro também foi. É um artifício interessante, pois para quem jogou jogos da franquia, traz um ar de capricho.
O único defeito é que nenhum personagem tem voz! Teria sido bem legal se tivessem colocado algumas vozes, ia dar um tchan a mais na narrativa.
Jogabilidade
É um jogo bem linear, você deve clicar no cenário para coletar as evidências e depois fazer perguntas aos personagens. Após selecionar as perguntas e respostas corretas, para conseguir concluir seu raciocínio, será necessário utilizar um portátil chamado DreamGear (uma baita referência ao Dreamcast + Game Gear). Nele você controla o Sonic e deve coletar um número mínimo de argolas. É um desafio fácil, ficando mais difícil só no final (mas mesmo assim, nada que faça você ficar estressado). As tentativas são infinitas, não existe game over.
Ao todo são 3 slots para save – mais que o suficiente, considerando a linearidade da narrativa. Como só existe um final, nem esquente a cabeça em ficar revezando os momentos que for salvar.
Por ser um jogo gratuito, não estava esperando muito em questão de complexidade.
É um jogo fácil e que irá entreter pessoas de qualque idade.
Até o momento dessa análise, não há localização em português. Mas quem sabe no futuro, né? Mas mesmo assim, o linguajar é fácil de entender mesmo para quem tem um inglês mais básico.
Replay e retenção
Divertido e leve, dá para facilmente zerar em menos de 3 horas.
Para quem está aprendendo inglês, pode ser uma ótima alternativa.