Desenvolvedor: Sega
Distribuidora: Sega
Lançamento: 1993

Outras plataformas: Master System, Game Gear e PC (Steam).

Steam: https://store.steampowered.com/app/34313/Sonic_Spinball/

Dr. Robotnik está sequestrando animais e transformando-os em robôs em uma fortaleza! Sonic infiltra-se pelas Cavernas Tóxicas, que ficam no subterrâneo dessa fortaleza e aos poucos vai subindo até encontrar-se com seu arqui-inimigo.

Um jogo que foge completamente dos jogos tradicionais do ouriço azul, adaptando a jogabilidade para um pinball bem colorido e cheio de dificuldade.

Considerações finais – Analisando o jogo como um todo

Gráficos: 10/10.
O jogo inteiro é um baita show de detalhes e cores muito bem selecionadas.
Logo na introdução vemos o capricho com as animações. É perceptível como tudo foi milimetricamente pensado em cada fase, aproveitando ao máximo a capacidade de cores do Mega Drive.
O design do Sonic mudou um pouco comparado com o Sonic 1 e 2 e apesar dos inimigos serem diferentes dos jogos anteriores, seguem o mesmo conceito.

Nos bonus stages é possível ver o reflexo do Sonic no vidro do pinball, um detalhe que eu particularmente achei magnífico.

UI e HUD: 10/10.
A hud do jogo é bem direta, na parte superior fica fixa uma faixa onde é exibido algumas informações do que está acontecendo no jogo, assim como a sua pontuação.
Antes de iniciar o jogo, você pode ajustar a velocidade, configurar os botões e selecionar o número de jogadores (é possível jogar com 4 pessoas, porém joga um por vez).

Trilha Sonora e sons: 10/10.
Uma das melhores trilhas sonoras do Mega Drive, na minha opinião. Logo na primeira fase uma música bem animada, daquelas que você ouve uma vez e nunca mais esquece.
Os efeitos sonoros são igualmente bem feitos e com o volume bem ajustado.

Jogabilidade: 8/10.
O jogo inteiro tem uma estrutura de pinball, então não espere ter muito controle sobre a movimentação do Sonic. É um jogo muito difícil, não só pela sua movimentação mas por cada fase exigir que você encontre todas as esmeraldas para conseguir enfrentar o chefe.
É necessário explorar bem a fase, entender como ela funciona. E isso é bem cansativo, vai exigir muita paciência pois como qualquer jogo de pinball, nem sempre você acerta a bola no lugar que deveria.

O jogo possui um total de 4 fases e entre elas há um bonus stage. Nenhum desses bonus stages se repetem e eles somam pontos.

O único ponto ruim desse jogo é o multiplayer. 4 jogadores podem jogar, porém apenas um por vez. Não sei qual a graça disso, o jogo em si já é demorado, imagina só ter que ficar esperando seu amigo morrer para começar a jogar.
Acho que a decisão de colocar um multiplayer foi algo bem idiota.

Fator replay: 5/10.
O jogo é bem desafiador, mas torna-se bem frustrante quando você já está no final de alguma fase e dá game over. Ele é cansativo, dependendo da partida não dá ânimo de tentar jogar novamente desde o começo.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading