Informações Técnicas

Desenvolvedor: Sega
Distribuidora: Sega
Lançamento: 19/nov./1993

Outras plataformas: Game Gear, Wii e Nintendo 3DS

Nesse jogo, o Dr. Robotnik roubou umas das esmeraldas do caos, resultando no desequilíbrio das outras e fazendo que South Island começasse a afundar.
Sonic Chaos é o primeiro jogo da franquia que tem o Tails como personagem jogável.

No Japão, esse jogo é conhecido como Sonic & Tails e na Europa como Sonic the Hedgehog Chaos.

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos e UI
Por ser um jogo de 8 bits, temos bastante limitações gráficas. Mas mesmo assim, gosto da composição dos cenários, acho eles bem criativos.
Os chefes são meio feios, não vou mentir hahaha Mas acho que nessa “feiura” acabam tendo o seu charme.

Para mim, o ápice são as animações do Sonic e do Tails. São muito detalhadas, chega a ser impressionante.

Trilha Sonora e sons
Todas as músicas desse jogo são nostálgicas para mim, eu gosto de todas sem exceção!
Sei que é difícil avaliar jogos que nos trazem tantas boas lembranças, mas mesmo tentando deixar meus sentimentos de lado, não consigo ver a trilha sonora como algo mal feito.
A única música não tão empolgante, é a da fase Sleeping Egg. Mas mesmo assim, não dá para considerá-la ruim.

Menção honrosa para a música do último estágio (Eletric Egg), que combina muito bem o sentimento de “momentos finais” com tensão.

Jogabilidade
Eu tenho uma relação de muito carinho com o Sonic Chaos. Foi um dos primeiros jogos que joguei na minha vida, em meados de 1996. Porém, só consegui zerá-lo lá pelo começo dos anos 2000.
E foi por causa desse jogo que o Tails virou um personagem tão simbólico para mim – se tornando a minha primeira tatuagem com a temática de vídeo games.

As fases são fáceis, para mim o verdadeiro desafio são os estágios especiais para pegar as esmeraldas. E já adianto, que até hoje nunca consegui pegar a última. Acho muito confusa a jogabilidade desse último estágio (basicamente você deve controlar o Sonic por tubulações, guiando-o para o caminho correto) e admito que nunca tive paciência de jogar até decorar tudo e conseguir passá-la.
Tirando isso, o mais chatinho para mim é só me adaptar a física do jogo, pois eu acho que os personagens são muito “leves”. Como eu sempre pego ele para jogar em intervalos que normalmente passam de 2 anos, tenho que ter essa pequena adaptação.

Um dos pontos que torna a dificuldade do jogo baixa é a facilidade em acumular vidas e continues. Faltou um equilíbrio nesse aspecto.
Ao jogar com o Tails, não será necessário pegar as esmeraldas. Um bom ponto de partida para jogadores novos (principalmente crianças) da franquia do Sonic se adaptarem.

Replay e retenção
Certamente esse é um dos meus jogos favoritos, não por ser um bom jogo (e eu acho que é!) mas por ter um espacinho no meu coração.
De tempos em tempos, eu sempre revivo a emoção de jogá-lo.

Para quem nunca jogou e está acostumado com os Sonics de Mega, com certeza será uma experiência diferente, pois as fases são mais curtas e a dificuldade bem mais amigável. Porém, de forma alguma deixa de ser uma experiência legal!

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