Informações Técnicas

Desenvolvedor: Pyxeralia LLC
Distribuidora: Pyxeralia LLC
Lançamento: 25/mar./2024
Steam: https://store.steampowered.com/app/2181720/Scarlet_Tower/

Tem conquistas? Sim.
Tem cards? Não.

Inspirado no viral roguelike Vampire Survivors, Scarlet Tower mostra o seu potencial trazendo gráficos, jogabilidade e conteúdo aprimorados ao mesmo tempo que traz simplicidade.

  • Scarlet Tower

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos e UI
O que mais me chamou a atenção nesse jogo, com certeza foi a arte.
Ao contrário do Vampire Survivors que se inspira em sprites de 8 bits, Scarlet Tower teve a ousadia de criar um pixel art mais detalhado. Logo na introdução do jogo é perceptível o cuidado que tiveram em fazer animações bonitas.

As cores foram bem escolhidas, tanto em termos de personagens como de cenários. Durante a jogatina é possível diferenciar seu personagem no meio do cenáros e monstros, trazendo conforto visual.
Os inimigos seguem essa mesma linha de equilíbrio, tendo coerência ao aparecerem em biomas que fazem sentido ao invés de serem aleatoriamente spawnados.

Conforme você vai desbloqueando as fases, os inimigos são adicionados em um bestiário. Um mecanismo legal para ver os status de cada criatura sem precisar a recorrer a algum detonado.

Trilha Sonora e sons
Ao abrir o jogo, o jogador já sente o impacto de vozes líricas cantando.
Gostei muito das músicas, lembram demais a trilogia Castlevania de Nintendo DS.
Mas uma coisa em particular me incomodou: o volume. O volume da música na tela inicial é mais alto do que durante o gameplay. Particularmente achei isso desconfortável.

Jogabilidade
Dá para dizer que Scarlet Tower é uma cópia de Vampire Survivors, porque realmente é. Temos aqui basicamente a mesma jogabilidade, mecanismos e objetivos.
Em resumo, você controla um personagem e não controla seus tiros (eles são automáticos). Waves de inimigos vão surgindo e conforme você os mata, vai coletando cristais que vão evoluindo seu personagem. Seu objetivo é sobreviver o máximo de tempo possível, até que por volta de 20 minutos tem a chance de enfrentar um chefe.

Apesar de não ter jogado as DLCs do Vampire Survivors (joguei durante o tempo que o jogo base esteve disponível no Game Pass e inclusive, acabei nem fazendo um review haha fica para uma próxima oportunidade), digo com muita certeza que Scarlet Tower conseguiu ser uma versão melhorada de sua principal inspiração.

Notavelmente há muito, mas muito mais conteúdo. A começar pelos upgrades dos personagens, que a primeira vista parecem não acabar. Em seguida temos familiares e runas.
Porém, conseguir chegar no máximo em tudo é relativamente rápido, o que pode acabar tornando o jogo um pouco maçante depois de um tempo.
Esse excesso de informação me incomodou, pois eu não entendia ao certo o que deveria priorizar ao escolher um personagem para jogar. Um tutorial explicando cada coisa seria muito bem vindo. É muito texto para ler, deu preguiça! Só queria jogar hahaha
Joguei muitas partidas sem me importar com o que havia aprimorado, pois pareciam não fazer muita diferença no final. Acho que nesse caso, pecaram pelo excesso.
Em contrapartida, há mais opções de habilidades e armas durante o gameplay, trazendo mais possibilidades de combinações e consequentemente mais estratégias para testar.

As fases são dividas por biomas e conforme você vai avançando, elas vão ficando mais difíceis.
Dentro de cada partida há um grupo de quests, mas infelizmente elas não são únicas por bioma, o que acaba tornando o jogo meio repetitivo. Essa quests liberam personagens que te ajudam a matar os inimigos.
Achei muito interessante que no bioma aquático você deve se preocupar em manter o seu oxigênio alto procurando por bolhas, igual no Sonic 2. Meio desesperador mas ao mesmo tempo, interessante por trazer um desafio diferente.

Replay e retenção
Eu gostei muito de Scarlet Tower, considero uma versão melhorada do Vampire Survivors.
Ele ainda está recebendo novos conteúdos, acho que há pontos que podem ser melhorados para deixar o jogo “redondo”.
Vejo muito potencial nele, espero que demore até que seja deixado de lado pelos devs.

É um jogo que vale a pena, mas saiba que em pouco tempo se torna repetitivo e relativamente fácil.

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