Informações Técnicas

Desenvolvedor: BlueSky Software
Distribuidora: Sega
Lançamento: 1993

Ren & Stimpy: Stimpy’s Invention é um jogo de plataforma no qual você controla Ren e Stimpy em uma busca por peças perdidas da mais nova invenção de Stimpy.

  • Ren & Stimpy: Stimpy's Invention

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos e UI
Gosto muito da arte desse jogo, pois usa de forma muito equilibrada a paleta de cores do Mega Drive.
Cada fase possui uma composição bem única, não apenas de cores mas também em suas temáticas, que vão desde uma área de gorilas no zoológico, até uma prisão.

As animações dos inimigos não são tão bonitinhas assim, possuindo poucos sprites, deixando o capricho e destaque por conta dos protagonistas, que possuem diversos tipos de commandos durante a jogatina. E o mais interessante é que ao trocar de personagem, as ações/animações mudam completamente!

A troca de personagem é feita ao pausar o game e pode ser feita a qualquer momento.
Na parte inferior da tela, é exibida a barra de energia e a quantidade de vidas. Bem simples e intuitivo de entender.

Outro ponto forte ao meu ver, é a tela de transição de uma fase para outra. É mostrado um mini mapa com as áreas do jogo, num visual cartunesco, com cores e sombras muito bem aplicadas.

Trilha Sonora e sons
Esse é mais um daqueles jogos que sou suspeita para falar, pois a nostalgia bate forte.
E exatamente por isso, as músicas são bem inesquecíveis para mim.
Mesmo ficando anos e anos sem jogar, ainda me lembrava da maioria das músicas e todos os efeitos sonoros! 😀
No geral, as músicas são bem animadas (talvez com exceção da fase da prisão e da última fase, que passam um clima mais de suspense).

Destaque para alguns efeitos sonoros que simulam as vozes dos protagonistas dizendo “joy” e “happy”.
Por ser um jogo feito baseado em um desenho animado, muitas características do desenho foram trazidas para o gameplay.

Jogabilidade
Me lembro perfeitamento do dia que ganhei esse jogo. Era meu aniversário de 7 anos e no mesmo dia, eu e meu primo zeramos o jogo nas dificuldades fácil e normal.
É um jogo muito amigável e divertido para ser jogado de modo cooperativo. O modo single player é mais difícil e a maior prova disso foi o tempo que eu demorei para zerar novamente esse jogo antes de escrever essa análise! hahaha
Há uma fase na qual você desce uma ladeira de bicicleta, deve pedalar e desviar dos veículos da rua. É uma fase deveras difícil e vai exigir agilidade e precisão nos botões. Acho que ela consegue ser pior que a última (que também não é tão fácil assim, comparada com as demais).

Os chefes são todos fáceis de serem derrotados, seus padrões são fáceis de serem decorados. Mas talvez seja porque eu já zerei esse jogo inúmeras vezes…

Replay e retenção
Honestamente? É um jogo que dá para zerar numa sentada só. Ainda mais para jogadores experientes de plataforma.
Acho que o maior apelo que esse título oferece é seu humor exagerado e nonsense (algo que não é novidade nenhuma para quem conhece o desenho), além do visual bonito e criativo.

Minha retenção fica totalmente por conta da nostalgia (desculpem, mas realmente não dá para ser imparcial hehehe), posso jogar esse game inúmeras vezes e sempre vou me divertir.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading