Desenvolvedor: Spooky Buns
Distribuidora: N/A
Lançamento: 23/Ago/2019
Steam: https://store.steampowered.com/app/1128690/Plunge/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.

Esse jogo conseguiu misturar bem dois estilos completamente diferentes: puzzle e roguelike.
A história dele não é muito detalhada, basicamente você é um prisioneiro e seu objetivo é fugir da prisão. Cada fase tem um buraco para você pular e cair cada vez mais fundo (daí o nome “Plunge”).

De um modo geral, esse é um ótimo jogo casual. As partidas podem terminar muito rápido, mas você vai se sentir instigado a tentar novamente e cair nesse ciclo vicioso.

Considerações finais – Analisando o jogo como um todo

Gráficos: 9/10.
Eu adorei a arte, é super criativa e bem feita. As animações ficaram bem legais também!
Em fases mais complexas, parece que há muita informação na tela e a visualização pode ficar um pouco confusa, ainda mais pelo jogo ser quase monocromático. Mas nada que você não se adapte.

UI e HUD: 10/10.
O menu principal é uma tela onde você precisa se movimentar para iniciar o game ou ver quais habilidades, poções e personagens já desbloqueou. Gostei bastante, pois sai daquele padrão tradicional de menu.
Durante o gameplay a sua barra de vida é exibida e a dos inimigos fica sobre a cabeça deles. Ao pegar uma pação, ela é exibida próximo ao seu hp e você pode usar quando quiser. Independente de você estar jogando no teclado ou no joystick, ao lado de cada comando é informado qual tecla deve ser pressionada para utilizá-lo. Super fácil de entender.

Trilha Sonora e sons: 8/10.
Os efeitos sonoros combinaram bem com a ambientação do jogo.
A música tá bem feita também mas é sempre a mesma, chega uma hora que enche o saco! hahaha

Jogabilidade: 8/10.
No começo, a visão isométrica do jogo me causou certa confusão para controlar meu personagem, mas depois me adaptei (após morrer diversas vezes, diga-se de passagem).
Conforme você vai avançando nas fases, vai desbloqueando novos personagens. Cada personagem possui uma habilidade nativa, podendo ter mais hp ou defesa, por exemplo.

É possível utilizar itens (poções) nas fases, porém o efeito delas só é relevado ao usar. Há poções que te ajudam e outras que te atrapalham, forçando o jogador a ter cautela em suas decisões.
A cada 10 fases, é possível desbloquear uma nova habilidade para seu personagem, no entanto ao dar game over você a perde.

As fases não são geradas proceduralmente (como é costume em jogos de roguelike), porém são muito variadas e não tornam o jogo repetitivo.
É necessário pensar bem em cada movimento, pois os inimigos também se movem e podem acabar te encurralando em algum lugar. Cada inimigo tem um tamanho de hp específico e um range de ataque, ao derrotar alguns você pode coletar itens (inclusive a própria chave da fase).
Existem também algumas armadilhas espalhadas, para confundir o jogador.

Por combinar roguelike com puzzle, não espere um jogo fácil. Você pode facilmente perder uma partida em 2 minutos.

O jogo tem suporte a joystick, mas jogar no teclado não é tão ruim devido a simplicidade dos comandos.

Fator replay: 8/10.
Você vai morrer e vai querer tentar de novo. E de novo. Até enjoar.
Excelente joguinho pata matar o tempo (e passar raiva também hahaha).

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading