Desenvolvedor: Ascension Dream
Distribuidora: Sometimes You
Lançamento: 28/Ago/2019
PSN: https://store.playstation.com/pt-br/product/UP1675-CUSA16369_00-SYPS4PANTSUHUNTE

Tem troféus? Sim.

Outras plataformas: Nintendo Switch, PC e PS Vita.

Kenji é um rapaz que acabou de entrar na faculdade e para conseguir pagar suas contas faz vários bicos por aí.
No entanto, o que ele quer mesmo é encontrar o verdadeiro amor… e para conseguir conquistar a mulher de seus sonhos, ele rouba calcinhas! Através de uma calcinha, Kenji consegue enxergar a personalidade da garota que a usava. E desde então, ele faz uso dessa habilidade para tentar conhecer o amor de sua vida.

Pantsu Hunter: Back to the 90s é uma visual novel leve e casual, com pitadas de humor e uma estética anos 90 que com certeza agradará quem assistia animes nessa época.

  • Pantsu Hunter Gameplay01

Considerações finais – Analisando o jogo como um todo

Gráficos: 9/10.
Eu adorei a estética desse jogo! O traço e as cores em tons pasteis trouxeram uma aura totalmente anos 90.
Os cenários também seguiram esse mesmo estilo, reforçando a nostalgia para quem curte animes dessa época.

O único defeito da parte visual é o timing da transição de personagens, em algumas partes. Por exemplo, no momento em que a Anko vai sentar-se no sofá para assistir futebol, a imagem dela sentada aparece antes de sumir a que ela está em pé.
Tirando alguns momentos bem específicos, no geral o timing de transições está ok.

UI e HUD: 8/10.
O menu inicial é bem fácil de entender.
Ao pausar o jogo, é possível recomeçar aquele capítulo desde o começo e voltar ao menu inicial.

Não gostei do fato de não haver uma área preenchida com cor, onde o texto é exibido. Em vários momentos, os diálogos perdem-se em meio ao cenário, deixando a leitura meio ruim. Entendo que a intenção foi manter as ilustrações visíveis enquanto os diálogos são exibidos, mas uma área com aproximadamente 70% de transparência já resolveria esse problema.
Outra forma de resolver isso é habilitando um botão para que a área e o texto do diálogo sumam. A grande maioria das visual novels utilizam esse esqueminha.

Trilha Sonora e sons: 10/10.
Ótima trilha sonora, com músicas calmas que deixam o jogo bem tranquilo. Ao meu ver, as músicas reforçaram bem o espírito casual do jogo.

As vozes das garotas também ficaram ótimas! Em inúmeros momentos elas falam, isso deixou o jogo bem imersivo e menos estático.

Jogabilidade: 7/10.
O jogo tem 2 objetivos: conseguir descobrir onde todas as calcinhas estão escondidas e finalizar os capítulos.
Os capítulos possuem vários finais, sendo a grande maioria ruins para o protagonista.
Não é possível salvar durante o jogo, mas não é algo que faz diferença, pois os capítulos são muito curtos e existem finais possíveis de serem feitos em 1 minuto.

O jogo tem um grande ar de inocência, não espere fan service ou coisas do tipo. É um jogo bem gostoso para jogar sem preocupações.

Em alguns momentos, você terá que vasculhar o cenário, como se fosse um jogo de point and click. Achei a sensibilidade do mouse muito alta, eu particularmente acho bem ruim de controlar cursores assim. Ao portar o jogo para console, deveriam ter colocado uma opção para ajustar a sensibilidade.

Não é possível ver o que você tem no seu inventário, assim como não é possível escolher qual item usar em determinados momentos. Os itens certos são usados automaticamente, quando você clica no local onde eles interagem.
Por um lado, isso é ruim pois torna a história muito linear, sem permitir que o jogador quebre a cabeça pensando. Por outro lado, deixa o jogo bem rápido e casual.

Conforme você for avançando no jogo, irá desbloquear cenas e alguns finais que podem ser vistos novamente.

No puzzle da Anna, não é possível sair dele até que seja resolvido. Um problema de game design, pois uma vez que o jogador encontra-se preso em um quebra-cabeça, o ideal é permitir que ele consiga sair para navegar por outros lugares do jogo, para tentar achar uma pista.

Durante o meu gameplay, um mesmo bug de freeze ocorreu pelo menos umas 5 vezes.
Ao pressionar rapidamente o botão “X” para avançar o diálogo, a tela congelou. Cheguei a reportar isso aos devs, mas eles não conseguiram reproduzir. 🙁

Fator replay: 6/10.
Após abrir todos os capítulos, o que lhe resta é fazer todos os finais e conseguir os trofeus.

Infelizmente, faltou balanceamento em um dos trofeus. Você tem que clicar em todas as minhocas do computador em até 20 segundos. Para quem joga no pc, é bem de boa, mas no console fica bem difícil pois o controle e precisão que temos no cursor é bem diferente.

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