Título: Homem Aranha em Cores #1
Título original: Marvel Team Up #7 – A Hitch in Time! (Homem Aranha e Thor),  Captain America (1968) #142 (Capitão América)
Autor: Gerry Conway (Homem Aranha e Thor), Gary Friedrich (Capitão América)
Artista: Ross Andru (Homem Aranha e Thor), John Romita (Capitão América)
Volumes: 1
Editora: Ebal
Lançamento: Jan-Fev/1974

O primeiro volume d’O Homem Aranha em Cores é uma revista dos anos 70 que reúne 2 histórias: “A Hitch in Time!” e “Captain America #142” (sim, essa última infelizmente não possui um título para a história :/ ).

Essa revista possui apenas 44 páginas, sendo que a história do Capitão América é a segunda parte da história que saiu em “Capitão América em Cores (Capitão Z Especial) #10”.

 

 

 

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Arte: 7/10.
Para mim é um tanto quanto complexo avaliar a arte, sabendo que nos anos 70 havia toda uma limitação tecnológica.
As cores são chapadas e sem sombra. Em algumas cenas a coloração tá meio feia, pois há áreas com tinta vazando (eu sei que isso era algo muito comum, mas não deixa de ser feio).

A anatomia dos personagens está impecável, no entanto quando vejo quadrinhos antigos, sempre tenho a sensação que nas cenas de ação a movimentação dos personagens está dura. E com essa revista não foi diferente.

Cagaram feio na capa brasileira, os personagens aparecem com a lineart estranha e meio apagados. Acredito que foi um problema na impressão mesmo, pois a capa americana está bonitinha.

Roteiro: 8/10.
A dinâmica da primeira história é bem de boa e chega até a ser bem clichezona! Há várias expressões datadas, dando um charme pra hq.
Achei bem diferente o fato do Peter Parker ficar vestido com a roupa do Homem Aranha por de baixo da roupa “comum”.

Outra coisa que me chamou a atenção foi uma cena na história do Capitão América, no qual uma mulher negra não esconde a sua raiva de pessoas brancas. Por ser uma história dos anos 70, possivelmente isso foi alguma crítica sutil ou um breve retrato do racismo nos Estados Unidos.
Uma outra crítica feita de forma bem suave, é como os heróis se opõem a armas nucleares e desejam que elas não existam, pois temem que estejam em mãos erradas.

História: 7/10.
Na primeira história, o Homem Aranha conhece Thor e juntos eles tentam impedir que Kryllk faça a Terra e Asgard desaparecer com o poder de congelar o tempo.
Ao meu ver, a história não é ruim, mas também não é nada de extraordinária. É bem casual e sem profundidade (até porque ela é curta). Boa para matar o tempo e entreter todas as idades.

A segunda história, é a última parte de uma história do Capitão América. Nela, o Capitão juntamente com o Falcão lutam para impedir que Gárgula use o Elemento X. O objetivo do vilão é dominar todas as nações utilizando essa arma química.
Logo no começo você recebe uma página de resumo do que aconteceu no capítulo anterior. Essa história segue o mesmo padrão da do Homem Aranha, no entanto, como citei anteriormente, é possível notar críticas sutis.
Isso acaba deixando a história um pouco mais consistente, mas totalmente neutra se for lida por uma criança. Eu particularmente achei ela mais legal por causa disso!

 

 

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading