Monster Sanctuary

Informações Técnicas

Desenvolvedor: moi rai games
Distribuidora: Team17
Lançamento: 8/dez/2020
Steam: https://store.steampowered.com/app/814370/Monster_Sanctuary/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Sim.

Outras plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

Monster Sanctuary é um jogo que mescla elementos de metroidvania com RPG de turnos.
Em um universo onde monstros vivem em conjunto com humanos, você poderá adestra-los e explorar o mundo para se tornar o melhor Guardião de Monstros.

  • Monster Sanctuary

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos e UI
Arte caprichadíssima, é notável desde os primeiros minutos de jogo como cada pixel foi pensado com muita atenção e carinho.
As escolhas das cores de cada bioma, assim como sua composição num geral mostram uma riqueza elementos que dá muito gosto de jogar.

No decorrer do jogo, é possível ir desbloqueando skins para o personagem principal. Um detalhe que parece bobo, porém traz mais imersão para o jogador se sentir parte do universo.

Trilha Sonora e sons
Eu achei a trilha sonora muito bem feita, bem marcante. Há algumas músicas que nunca vou esquecer, pois são muito bonitinhas e mesmo após horas e horas jogando, não se tornam cansativas.
Os efeitos sonoros são bem encaixados, trazendo dinâmica e naturalizade durante as batalhas e interações com o cenário.

Jogabilidade
Vim buscar cobre e encontrei foi ouro! OURO! Não tenho palavras para expressar o quanto Monster Sanctuary me impressionou.
É um excelente jogo, seja pela perspectiva de um RPG de turno ou por um metroidvania. Nesse aspecto, é jogo muito similar ao Child of Light.
Se você gosta de Pokémon, acredito que há grandes chances de curtir esse game.

Mapa cheio de biomas, muitos monstros para enfrentar (e deixar na equipe) e o principal: nível não é tudo. Isso mesmo, próximo ao final do jogo não vai adiantar ter monstros no nível máximo, o que vai pesar vai ser ter uma boa estratégia. E exatamente por isso demorei tanto tempo para zerar o jogo (63 horas, para ser mais exata). Foi realmente complexo para mim derrotar o Andarilho e Marduk (personagem do final do jogo e último chefe), tive que testar várias combinações de times diferentes.
A complexidade do mapa me fez ficar presa algumas vezes, sendo necessário recorrer a um detonado – porém, isso foi algo fácil de contornar. Se você não tem paciência de ficar jogando até descobrir, recorra a esse meio sem pensar duas vezes ou vai acabar perdendo o tesão em jogar.

É possível pular todas as cutscenes. Esse é um detalhe muito importante, pois antes de batalhas importantes elas aparecem e após muitas tentativas falhas, certamente se tornariam um pé no saco de serem visualizadas.

A localização ficou maravilhosa, até o nome dos monstros foi adaptado para nosso idioma. Ficou muito criativa e carismática (Pata Valente e Lasquinha foram os nomes que eu mais gostei), tenho certeza que também irá te cativar.

O jogo conta com 4 slots de save, permitindo que você inicie uma nova aventura sem precisar apagar um progresso já iniciado (ou dando possibilidade de outra pessoa utilizar a sua conta para jogar, sem afetar o seu save).

Replay e retenção
Além da história principal, você pode ir atrás de todos os ovos (para completar a monstropédia), há um desafio de diversos campeões para vencer na região de magma e um modo multiplayer online. Acredite, é conteúdo para caramba.
Dá para passar as 100 horas de jogo tranquilamente.
Retenção e replay altíssimos! E o melhor: você pode começar um novo save com um monstro inicial diferente e tentar combinações diferentes de equipes.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading