Desenvolvedor: Nikita Kryukov
Distribuidora: Nikita Kryukov
Lançamento: 16/Dez/2021
Steam: https://store.steampowered.com/app/1604000/Milk_outside_a_bag_of_milk_outside_a_bag_of_milk/
Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Sim.
Esse jogo é a continuação de milk inside a bag of milk inside a bag of milk.
Agora temos mais detalhes sobre a vida da protagonista e possíveis explicações do motivo dela ser desse jeito.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos
A melhoria do visual é muito grande, o jogo conta com cgs, animações e adição de cores. A ambientação ficou bem mais imersiva!
Eu realmente fiquei bem impressionada de como essa parte estética melhorou.
Tirando as cgs, tudo permanece em pixel art.
UI e HUD
A única opção do jogo além de avançar e escolher suas falas, é salvar.
É fácil de entender, porém simplista demais pra um jogo de uma hora de duração.
Trilha Sonora e sons
Há efeitos sonoros e música do jogo anterior, pouca coisa sonora foi adicionada.
Seguem a mesma vibe bizarra e de suspense, trazendo uma ambientação imprevisível ao jogo.
Jogabilidade
Assim como o primeiro jogo, não espere algo explícito. Mesmo havendo mais diálogos, TODAS as interpretações são pessoais pois o autor nunca contou a mensagem que quer passar com esse jogo.
Esse novo milk ganhou uma narrativa muito menos surreal e bizarra, deixando bem claro que se trata de uma história sobre traumas e problemas psiquiátricos.
Síndrome do pânico? Insônia? Transtorno dissociativo? Traumas devido a abuso sexual? Esquizofrenia? Não dá para saber, pois as informações não são claras, tudo é muito subjetivo e cada um vai interpretar conforme suas experiências pessoais.
É um jogo interessante, mas extremamente confuso. Não é para todo mundo.
Ele não passa nenhuma mensagem de conscientização, muito menos de como ter empatia ou ajudar pessoas com problemas psiquiátricos.
Entendendo a gravidade desses tipos de problemas, confesso que não sei dizer se achei essa história positiva. Uma aventura numa linha mais de surrealismo teria se encaixado melhor no contexto.
Em uma determinada parte do jogo, você interage clicando nos objetos, como se fosse um point and click.
Fiquei um bocado decepcionada, achei que essa sequência traria mais sentido a história, seja pelo lado de suspense, de terror psicológico ou de surrealismo.
Replay e retenção
Demorei por volta de uma hora para fazer o primeiro final.
Mesmo havendo opções de respostas para escolher, é um jogo curto que dá para finalizar rapidamente.