Informações Técnicas
Desenvolvedor: Red Company
Distribuidora: Turbo Technologies (América do Norte) e Hudson Soft (Japão)
Lançamento: 1995
Outras plataformas: TurboDuo
Há muito tempo, o deus das trevas Deoric foi derrotado pelo cavaleiro Drak e pela deusa Luxia, sendo selado sob os seis continentes de Mistral.
Agora, o Império Garuda, liderado por Sornbul e seus seis generais, invadiu as terras de Mistral, conquistando seus seis continentes. Sornbul quer ressuscitar o deus das trevas Deoric e mergulhar Mistral na escuridão eterna.
Com os exércitos de Mistral derrotados, Duran, o último descendente de Drak, deve assumir a armadura mística de Drak e lutar contra os exércitos demoníacos do Império Garuda, derrotando Sornbul e seus generais.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos e UI
A arte do jogo é muito bonita, cheia de detalhes e com animações bem feitas. Cada fase tem seu grupo de inimigos, respeitando a temática do ambiente.
A tela de compra de itens me lembrou muito a tela de compra de itens do Forgotten Worlds, parece até que foi feita pela mesma desenvolvedora (mas não foi! hahaha).
O menu inicial possui opções, na qual você pode selecionar a dificuldade e fazer os testes de efeitos sonoros e música.
A hud é bem simples e fácil de entender, do lado esquerdo fica a sua pontuação e total de cristais (dinheiro). Do outro lado, a sua barra de vida, barra de força do tiro e número de bombas.
Trilha Sonora e sons
A trilha sonora com certeza é um dos pontos mais altos de Lords of Thunder.
Percebe-se uma clara influência de música neo-clássica, que tocadas pela guitarra do jogo lembram muito Yngwie Malmsteen.
A música de Cielom me lembrou muito o album Legendary Tales do Rhapsody e rapidamente se tornou a minha favorite do jogo!
Os efeitos sonoros não tem muito destaque, passam quase que despercebidos (ao contrário da versão de TurboDuo).
Além disso, há uma voz narrando a história nos trechos de CG e na lojinha de itens (que aparece sempre após iniciar uma nova fase).
Jogabilidade
Lords of Thunder é um jogo bem interessante e tem uma proposta um pouco diferente de shmups clássicos como Gradius, R-Type e Darius. Nele, é possível escolher entre 4 tipos de armaduras, sendo que cada uma terá tiros e power ups diferentes.
Além disso, as fases não são lineares. Você pode escolher a ordem que quer jogar.
O jogo possui 3 níveis de dificuldade, mas por incrível que pareça, a dificuldade mais difícil (Super) é mais fácil que a dificuldade Normal da versão de TurboDuo.
No modo mais difícil, a vida dos inimigos é maior e o padrão e força dos tiros muda. No modo mais difícil também é possível conseguir um score maior.
Não é um jogo longo e nem difícil de ser zerado.
Replay e retenção
É um jogo muito amigável para quem não tem muita práticas com shmups, tanto pela dificuldade do modo normal ser baixa, quanto pelo fato do personagem ter uma barra de vida ao invés de morrer com uma única colisão ou tiro.
Isso acaba sendo um motivador para o jogador não abandonar o jogo e tentar ir até o final.
Eu não só gostei muito do Lords of Thunder, como platinei ele no Retroachievements.
É um jogo incrível, que mesmo eu tendo pegado para jogar depois dos 30 anos, consegui me entreter ao ponto dele agora ser um dos meu shmups favoritos! <3