Informações Técnicas
Desenvolvedor: Chara-ani Corporation
Distribuidora: NIS America, Inc.
Lançamento: 10/mar/2020
Steam: https://store.steampowered.com/app/1060220/Langrisser_I__II/
Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Sim.
Outras plataformas: Nintendo Switch e PlayStation 4.
Langrisser faz parte da coletânea Langrisser I & II, que contém os remakes desses 2 jogos.
É um RPG tático (também conhecido como SRPG) que conta a história de Ledin, um príncipe que teve seu reino invadido por Lance e Kaiser.
Nessa versão além dos gráficos e OST terem sido melhorados, novas rotas foram adicionadas, deixando a jogatina mais emocionante e com desfechos imprevisíveis.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos e UI
Você pode selecionar se quer jogar com os cenários e arte antiga, porém não é possível jogar com os personagens em pixel art. 🙁
A nova arte ficou bonitinha, mas eu particularmente prefiro o traço noventista. Acho ele lindo demais (e é uma pena que tão seja tão desvalorizado nos dias de hoje!).
É um jogo simples, não tem muita brecha para novas artes sem fugir da essência do jogo.
Mas mesmo assim, ficou show. Personagens expressivos e com avatares com cores bem vívidas.
Trilha Sonora e sons
A trilha sonora do Langrisser é sensacional. Lembro que desde a primeira vez que joguei a versão de Mega Drive, já me apaixonei por uma das músicas logo de cara.
Você pode escolher entre as músicas originais e as refeitas.
Adicionaram vozes aos personagens e você pode também escolher se quer jogar com o áudio em japonês ou inglês.
Eu joguei em japonês e com as músicas originais, achei essa combinação mais empolgante.
Jogabilidade
O jogo é basicamente um grande tabuleiro, no qual cada personagem tem determinado número de “casas” para se mover com sua tropa.
Ao chegar próximo de um inimigo, você pode atacá-lo. A grande maioria das missões consiste em derrotar todos os personagens da partida e não deixar Ledin (o protagonista) morrer. Cada personagem poderá recrutar um tipo de mini exército.
Você não utiliza itens para recuperar o HP dos personagens. Porém pode curá-los utilizando magia e pode curar os integrantes de cada tropa, desde que eles estejam uma “casa” ao lado, acima ou abaixo de seu líder.
Esse é um ótimo remake, que irá agradar a todos os fãs e entusiastas de RPG tático!
Eu nunca zerei o Langrisser original (pelo menos até o momento que escrevo essa análise), pois sempre achei ele muito difícil e demorado. Já o remake trouxe uma dificuldade fácil (morri 1 vez na primeira run e umas 2 ou 3 na segunda), mas que pode ser ajustada conforme o gosto do jogador durante o new gameplay + (existe um modo challenge, onde a dificuldade aumenta e você abre mão de seus itens e level).
Rotas adicionais foram adicionadas para prolongar a gameplay e mexer com suas emoções sobre o rumo da história.
Para quem nunca jogou, existe uma opção bem detalhada explicando as mecânicas. É um jogo bem amigável de um modo geral.
Replay e retenção
Eu joguei 2 runs, mas ao todo são 8 caminhos diferentes. É bastante conteúdo, mesmo sendo um jogo fácil, vai te consumir boas horas (eu demorei cerca de 25 horas para fechar essas 2 rotas).
É um jogo divertido, que te ocupa e não te estressa. Para quem nunca jogou nada do gênero, acho que é uma excelente introdução pela questão da simplicidade e baixa dificuldade.
Para quem já é veterano do gênero, talvez decepcione devido a dificuldade.