Desenvolvedor: Cat Crate Games
Distribuidora: Cat Crate Games
Lançamento: 21/Set/2019
Steam: https://store.steampowered.com/app/1149830/Josies_Tank/
Tem conquistas? Não.
Tem cartas? Não.
Josie’s Tank é uma releitura de um jogo bem simples de Windows 98, chamado Bang! Bang!, mas ao invés de utilizar canhões, utiliza tanques de guerra. A jogabilidade também lembra o clássico Worms.
Durante séculos, o mundo é governado pelo Grande Império.
Entre na pele da capitã Josie e destrua todos os tanques desse Grande Império e restabeleça a ordem e paz no planeta.
Considerações finais – Analisando o jogo como um todo
Gráficos: 6/10.
Eu gostei muito do background do jogo, achei a estética e as animações bem bonitas.
Mas achei esse estilo de arte meio discrepante com o assets do resto do jogo. A textura do terreno, tanques e ícones da Weapon Store estão com um tamanho bem menor, passando a sensação nas primeiras fases que o jogo tem muita área vazia.
UI e HUD: 3/10.
A UI e HUD seguem a mesma estética dos assets do gameplay.
De um modo geral, toda a interface é fácil de entender mas o jogo não explica algumas coisas e que podem causar a impressão de que bugs ocorrem.
Ao começar a jogar, um mini tutorial é exibido para mostrar como o jogo funciona, mas não mostrou que ao andar o seu tanque gasta combustível. Eu demorei um bocado para perceber que não conseguia andar devido a isso, pois achei que era um bug.
Ao comprar novas munições, não é informado que elas são limitadas. Então durante o gameplay, quando elas acabam, o asset simplesmente some.
Outro grande problema que tive foi que ao aparecer a tela de game over, não é informado que se você não der continue seu save será deletado. Resultado: deu game over, eu não dei continue por achar que poderia restaurar meu último save e tive a surpresa de que ele havia sido deletado.
Eu particularmente achei isso péssimo, nunca joguei absolutamente nada que decidisse por mim quando meu progresso seria apagado e foi extremamente frustrante não encontrar ele ali.
Trilha Sonora e sons: 8/10.
As músicas e os sons ficaram bem legais!
Mas nas primeiras fases, a música está um pouco baixa e após uma determinada fase (quando a música muda), o volume aumenta um pouco.
Jogabilidade: 5/10.
Seu objetivo é destruir todos os tanques que aparecem em cada fase. As fases são bem diferentes uma das outras e conforme você vai avançando, mais inimigos vão aparecendo.
Ao concluir uma fase, você é recompensado com moedas e pode utilizá-las para comprar novos tipos de armas. É possível jogar novamente as fases concluídas, porém você receberá metade do prêmio.
Você pode utilizar essa estratégia para farmar dinheiro e melhorar seu setup para as fases seguintes, mas vai exigir muita paciência.
Os hitboxes e física estão bem calibrados, porém a barra que mede a força aplicada no seu tiro está um bocado discrepante. Colocar um pouquinho a mais ou a menos de força dá bastante diferença no seu tiro e isso torna a experiência do jogo um pouco frustrante pois a sua referência de força fica imprecisa. Isso foi o que mais me incomodou, pois você precisa dessa barra de força para conseguir jogar.
Infelizmente durante o gameplay me deparei com alguns bugs (inimigo atirando no mesmo turno que eu, hp do inimigo ficando igual a 0 e ao invés dele ser destruído continuou a atacar, e outros bugs extremamente minor que não afetam a experiência, como poder pedir pelo health kit no turno do inimigo e ver meu hp armazenado numa variável float enquanto a dos inimigos estão num integer).
Como citei anteriormente, há comportamentos que mais me pareciam bugs, mas na realidade eram apenas comportamentos esperados com fluxos não intuitivos. Descobri isso por ter entrado em contato com o desenvolvedor, pois a key me foi cedida por ele. No entanto, se eu tivesse pagado pelo jogo, certamente teria pedido extorno do valor por achar que são bugs major e críticos.
Munições limitadas que não possuem um contador na hud e save que é deletado sem notificar o jogador, para mim que estou acostumada a jogar muita coisa me pareceram bugs, imagino que para jogadores casuais que estão habituados com huds e ui claras, a experiência seja tão ruim quanto foi a minha.
O jogo possui 3 slots de saves, dando liberdade ao jogador para salvar nos momentos que achar mais propício.
Infelizmente Josie’s Tank não possui suporte a joystick.
Fator replay: 0/10.
A falta de calibragem da força aplicada e a barra que mede a força me incomodou, pois fez com que as minhas jogadas ficassem imprecisas e de certa forma afetaram a minha estratégia. No entanto, isso é algo completamente contornável, uma vez que você entende essa limitação do jogo você acaba se adaptando. O que realmente quebrou minhas pernas foi ter perdido meu save, isso realmente não me faz querer jogar novamente (mas eu tive, pois precisava tirar as screenshots pra esse review hahaha).