Higurashi Tatarigoroshi

Desenvolvedor: 07th Expansion
Distribuidora: MangaGamer
Lançamento: 17/Jun/2016
Steam: https://store.steampowered.com/app/472870/Higurashi_When_They_Cry_Hou__Ch3_Tatarigoroshi/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Sim.

A história é sobre um rapaz que muda-se para uma cidade no interior do Japão chamada Hinamizawa. Na verdade, por ser muito pequena, tá mais para um vilarejo do que uma cidade.
Há alguns anos seguidos, mortes estranhas ocorrem e algumas pessoas atribuem isso a uma maldição.

Higurashi When They Cry Hou é uma história no formato de sound novel, que foi dividida em 8 jogos. Todos os eventos relatados ocorrem de 1979 a 1983.
No terceiro capítulo, o jogo foca no histórico da personagem Satoko Houjou e dá mais alguns detalhes sobre a maldição.

  • Higurashi Tatarigoroshi

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos
O jogo conta com a arte original e um remake.
O traço do remake é bem bonito, já a original é meio esquisita.
Infelizmente os personagens não possuem muitas posições/expressões, sendo que a maioria delas muda um detalhe ou outro, trazendo um aspecto bem estático para o jogo.

Não há cenas de interação entre personagens nem de momentos chave. Sua imaginação será a sua alida nesse momento, exatamente como em um livro.

Os cenários são fotos com efeito de pintura. Bem tosco.
Assim como no capítulo anterior, alguns novos cenários foram inseridos e novos personagens.

UI e HUD
Funcionalmente falando, os menus e textos são bem claros e fáceis de entender.
A estética do menu é bem feiona, tem um aspecto de jogo amador do começo dos anos 2000.

O texto é exibido na tela inteira, muitas vezes se sobrepondo ao cenário e personagens. Isso reforça mais ainda o aspecto desse jogo parecer com um livro do que com uma visual novel.

Trilha Sonora e sons
Músicas bem feitas e que passam bem a emoção de cada momento.

Se os personagens tivessem vozes, tudo teria ficado melhor ainda!

Jogabilidade
Dos 3 jogos, esse foi o que eu achei mais fraco. :/

O começo é muito enrolado, praticamente 4 capítulos de slice of life (eu particularmente não gosto, então achei super entediante).
Aos poucos tudo começa a tomar um rumo interessante e achei que o ápice da história [ads_blur_spoiler](a morte do tio da Satoko)[/ads_blur_spoiler] bem incômodo. Não considero essa parte da história perturbadora, mas ela conseguiu ser bem desconfortável para mim em alguns momentos! [ads_blur_spoiler]Toda a descrição de como o Keiichi cometeu o assassinato e depois teve que lidar com o peso disso foi algo bem bad de ser lido[/ads_blur_spoiler].
Eu diria que o foco desse capítulo é a dúvida sobre que realmente está acontecendo. Paranoia, remorso, sobrenatural… a história flerta fortemente com todos esses pontos.

[ads_blur_spoiler]Achei que a história ia ficar mais densa e que a Satoko em algum momento ia falar que sofria abusos sexuais do tio. Já estava me preparando para algo bem pesado e me surpreendi, pois foi bem mais leve do que eu pensava.[/ads_blur_spoiler]

O jogo possui diversos slots de save, você pode salvar e carregar o jogo a qualquer momento. Achei isso muito sem sentido, pois o jogo é linear e após fazer final, é possível escolher os capítulos que você quer jogar.

Replay e retenção
Se eu fosse ler novamente tudo, muito provavelmente eu pularia esse capítulo.
Apesar de achar o final inesperado, não gostei do andamento da história como um todo e achei os plot twists fracos.

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