Informações Técnicas
Desenvolvedor: betetiro
Distribuidora: betetiro
Lançamento: 4/mar./2024
Steam: https://store.steampowered.com/app/2380340/Hazy_Mind/
Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.
A protagonista acorda e não se lembra de mais nada… até que percebe que uma moça desconhecida está presente.
Hazy Mind é uma visual novel que brinca com nosso senso de realidade enquanto o mistura com terror psicológico e aborda uma tema sério.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos e UI
A arte é muito bonita, assim como a interface. Tudo simples, mas feito com escolhas acertivas, deixando toda a estética do jogo harmoniosa e longe daquele aspecto amador que muitas visual novels indies trazem.
Adorei o detalhe do paralax e da movimentação dos personagens em algumas cenas, pois deu uma sensação de interatividade (algo que não é muito esperado de visual novels).
Trilha Sonora e sons
Ao meu ver é o ponto mais fraco do jogo. Não porque ficou mal feito, mas porque o volume de tudo não ficou bem ajustado. Tudo é muito baixo, mas em determinados momentos a música fica mais alta.
Quando o texto está sendo exibido, um som toca junto, mas eu só consegui perceber isso em um momento específico onde a música ficou bem calma e mais baixa.
O jogo contém vozes, mas elas apresentam esse mesmo problema de equalização. Espero que futuramente isso seja resolvido, pois é apenas um ajuste.
Jogabilidade
Nesse jogo, a protagonista acorda e percebe que perdeu a memória. A narrativa foca sobre o que é real e o que não é.
E aos poucos (e baseado em suas escolhas), a história vai se desenrolando e sendo explicada.
Mesmo abordando temas sensíveis como suicídio e transtornos mentais, o intuito aqui é passar para o jogador um pouco de como alguém nessas condições se sente, trazendo reflexões em forma de diálogos. Achei muito interessante como essas mensagens foram trazidas, acredito que acaba sendo uma mão amiga para pessoas que estão passando por uma situação similar.
O jogo conta com finais diferentes e vários slots de saves para você ir explorando suas decisões. Para facilitar ainda mais, é possível pular o texto que já foi lido (basta manter pressionada a tecla CTRL).
Infelizmente não possui suporte para joystick.
Se você curtiu milk inside a bag of milk inside a bag of milk (e seu sucessor), com certeza vai curtir esse jogo! A pegada é exatamente a mesma.
Esse tipo de jogo me deixa bem feliz, pois é um jogo indie feito com Ren’Py e que prova que é plenamente possível fazer um jogo simples e muito bem feito.
Replay e retenção
Fiz o primeiro final por volta de uma hora de jogatina. Para fazer os outros, utilizei a mecânica de acelerar o diálogo. Foi ótimo, não sei se teria paciência de ficar fazendo as combinações de escolhas sem esse recurso.
É um jogo curto, mas a experiência foi bem interessante. Acho que vale o replay, mesmo depois de anos.