Desenvolvedor: overgame studio
Distribuidora: overgame studio
Lançamento: 04/Set/2019
Live: https://www.microsoft.com/pt-br/p/gaijin-charenji-1-kiss-or-kill/9nl1bjrkn9p8?wa=wsignin1.0&activetab=pivot:reviewstab
Tem achievements? Sim.
Outras plataformas: PC.
Esse jogo começou a ser desenvolvido em 1998 por Yoshiro Takashi e sua equipe, para o Dreamcast. No entanto, como o console foi descontinuado, esse projeto foi abortado. Em 2017, Yosuke Takashi (o filho de Yoshiro) decidiu terminar o projeto de seu pai, juntamente com o overGame Studio.
Gaijin Charenji 1: Kiss or Kill é um shmup super bizarro, no qual você tem o poder de matar ou beijar os inimigos que aparecem.
A história é sobre você e o desenvolvedor do jogo e o final dependerá do seu karma.
Considerações finais – Analisando o jogo como um todo
Gráficos: 8/10.
O jogo inteiro tem um visual que o faz parecer que está cheio de bugs e glitches. Ele tem uma aura meio vaporwave, várias telas com pixel art e mescla algumas parte com FMV. Além disso, o jogo possui um filtro com scanlines e de televisão CRT (e você não tem a opção de remover isso).
Cada fase do jogo vai tem um estilo específico e em vários momentos você verá no canto superior direito, um vídeo como se estivesse mostrando o desenvolvedor do jogo por uma câmera.
Em alguns momentos, a visibilidade da tela é bem ruim. Foi a única coisa estética do jogo que me incomodou.
UI e HUD: 8/10.
Por possuir um visual que toda hora faz você pensar que o jogo está bugado e com glitches, tudo parece meio confuso. Ao pausar ou chegar na tela de game over, o jogo orienta o jogador sobre qual botão apertar para retornar ao jogo e ao menu principal.
No menu principal, a cor das opções do menu está bem ruim de ler, não sei se isso foi proposital mas eu realmente não gostei. É importante que esse tipo de coisa seja fácil para o jogador entender e nesse caso poderia ter sido resolvido apenas colocando uma cor um pouco mais clara na fonte.
Ao começar a jogar, não entendi qual botão eu precisava apertar para selecionar o personagem, então simplesmente joguei com o que estava como default (para falar a verdade, não consegui descobrir se é possível desbloquear outros personagens, pois quando comecei um novo jogo essa tela não apareceu mais).
Trilha Sonora e sons: 9/10.
A música vai mudar conforme a ação que você escolhe: beijos ou tiros.
A música do beijo é super bonitinha, contagiante e dançante, enquanto a dos tiros é agressiva.
Não existe nenhuma outra música além dessas duas.
Os efeitos sonoros combinam bem o a estética do jogo, são sons bem eletrônicos.
Jogabilidade: 7/10.
Ao começar um novo jogo, é exibido um tutorial explicando os comando do jogo. Eles são bem simples: além dos movimentos direcionais, você pode atirar (ou beijar, mas esse “beijo” é um tipo de tiro também), acelerar e retardar o tempo.
Em nenhum momento o jogo explica o que acontece. Em alguns trechos, você vê que o desenvolvedor do jogo está interagindo com você, dando a entender que a cada fase que você terminar, ele cria outra para te atrapalhar (ou simplesmente para se entreter com você… não sei, não deu para entender).
Cada fase segue seu próprio padrão e nenhuma delas faz sentido. Para finalizá-las, você deve encostar em uma barrinha branca. Você pode morrer infintas vezes em uma fase, o game over só acontece quando o tempo esgota. Você será direcionado para a tela inicial e poderá continuar a aventura da fase que parou, só que com seu score resetado.
Em alguns momentos, alguns comportamentos estranhos ocorreram e eu realmente não sei dizer se foram propositais ou bugs. Um exemplo disso é quando você pausa o jogo, se a música terminar enquanto estiver com o jogo pausado, ela não volta a tocar enquanto você não passar de fase ou morrer.
Também aconteceu de eu pausar o jogo e o vídeo que aparece no canto da tela continuar a rodar (e isso foi um bocado creepy hahaha).
Usar o beijo ou tiro, vai acumular um karma e isso vai mudar o final do jogo. Mas o final do jogo não explica nada.
Ao finalizar o jogo, o modo “survival” será desbloqueado e nele seu objetivo é acumular pontos, ficando vivo o máximo de segundos que conseguir.
Fator replay: 5/10.
Ao terminar o game com um determinado karma, você ser sentirá instigado a querer ver como será o final com outro karma.
Mas nada no jogo em si faz sentido… nada é explicado e isso acabou brochando um pouco a minha experiência.
Se estiver cansado do modo story, você poderá matar seu tempo jogando no modo survival.