Onde foi? São Paulo – SP
Quando? 25/05/2019
Quanto? R$100
No valor do ingresso está incluído ida e volta de van até o local do evento, estacionamento no local (para quem não utilizou a van), comida e bebida.

No dia 25 de Maio, aconteceu o primeiro Festival Retro Games Brasil, em São Paulo.
Focado no público apaixonado por jogos antigos, o evento teve feira para compra, venda e troca de jogos, arcades e video games disponíveis o tempo inteiro para serem jogados, palestras e o show da banda Mega Driver.
O evento foi realizado na Casa de Nassau, um espaço destinado a eventos que fica localizado em Pirituba, zona Oeste de São Paulo.

O acesso foi super fácil para quem utilizou o transporte público, logo na saída do terminal de ônibus Pirituba havia um papel sinalizando a direção do caminho para entrar na van. Para quem foi de trem, o acesso também estava super tranquilo, pois o local de busca da van estava localizado em frente a um ponto de ônibus que ficava bem próximo a saída da estação de CPTM.

Eu e o Alvinhu chegamos por volta das 14 horas, mas o festival já estava rolando desde as 9 horas da manhã.
Ao chegarmos, havia por volta de 4 pessoas na nossa frente para entrar (nem da para chamar isso de fila) e após mostramos os ingressos e confirmamos nosso nome, recebemos um kit com “mini cards” que serviram como uma espécie de vale-refeição. No total da alimentação estava incluso 3 lanches (você podia escolher carne louca ou carne de soja), 3 sucos (uva ou laranja) e uma barra de cereal.

Quando chegamos, o local já estava bem cheio, mas não chegava a impedir sua locomoção. O pessoal se aglomerou mais em volta dos arcades e de algumas tendinhas de venda/troca de jogos.

Haviam máquinas de arcades originais (com placas e tela de tubo originais) e várias outras montadas com Raspberry Pi. Em nenhum momento vi alguma das máquinas livres, o pessoal estava realmente muito empolgado jogando!

Andando pelo o evento, encontrei com várias pessoas que já são conhecidas no meio retro gamer (e algumas delas são meus amigos, inclusive). Gilão (Games que Pariu), Celso Affini (Defenestrando Jogos), Leandro Vallina (Canal Filmes e Games), Julio Chiarini, Juan (Canal SnesTalgia), Zemo (Covil), Velberan, Diego Ramires (Ucolecionador), e várias outras pessoas de canais que eu não conheço (risos). É um público que cada vez mais cresce, fica bem difícil conhecer todo mundo e apesar de eu parecer antipática, na verdade só não sou boa em socializar. :/

Além dessa galera, estiveram presentes também Alexandre Pagano (que trabalhou na Tec Toy nos anos 90), Pablo Miyazawa e Humberto Martinez (que trabalharam em revistas de jogos) e Silvio Puertas (que trouxe arcades para o Brasil), todos dando palestras e comentando um pouco de suas experiências.

Havia várias banquinhas com jogos a venda. Vários itens interessantes e como era esperado, vários itens super faturados valorizados. Algumas coisas me interessaram, como um Vampire Hunter de Sega Saturn e um Parodius de Famicom, mas eu não comprei nada. Faz muito tempo que não me dou ao luxo de gastar com jogos retrô, com exceção de itens a preços realmente bem abaixo do mercado.

Próximo a essa área, aconteceram campeonatos de The King of Fighters 98, Street Fighter Zero 3 e Mario Kart 64, todos com premiação. Eu e o Alvinhu não participamos de nenhum e nem acompanhamos, então fiquei por fora de quem venceu o que! hahaha

Havia uma área específica para pegar a comida, não havia filas, tava bem de boa. E da matade da tarde em diante, salgadinhos eram servidos para o pessoal.
Eu particularmente não passei fome, acredito que a maioria comeu bem.
Próximo a essa área, estava o estacionamento. O pessoal ia pra lá para fumar e ficar conversando, o espaço do local deixou todos bem a vontade.

Perto do final do dia, teve o show da banda Mega Driver, tocando alguns clássicos. Entre o que foi tocado, rolou o tema do Frog (Chrono Trigger), Green Hill Zone, Top Gun, tema do Akuma… de um modo geral foi um setlist eclético.

E para finalizar com chave de ouro, rolou vários sorteios de jogos e de um NES. Infelizmente não ganhei nada, mas na próxima quem sabe, né? 🙂

O evento em si foi muito divertido e muito bem organizado. Tinha muita gente com crianças, foi bem legal ver como essa cultura retrô está sendo passada de mãe/pai para filho.
Até o momento, foi o melhor evento retrô que fui. Com certeza voltarei no próximo!

 

 

 

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading