Informações Técnicas
Título: Ela e o seu Gato (Kanojo to Kanojo no Neko)
Autor: Makoto Shinkai
Artista: Tsubasa Yamaguchi
Volumes: 1
Lançamento: 28/Jan/2019
Editora: New Pop
Conheça um pouco do dia a dia de Miyu e Chobi, seu gato.
Uma história slice of life com leves pitadas de drama, que retrata de modo realista como é a rotina de uma pessoa que vive sozinha com gato e como lida com as pressões da vida adulta. E claro, como seu gatinho vê toda esse modo de vida e interage com as emoções de sua dona e o mundo a sua volta.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Arte
O traço é bem delicado, o rosto da protagonista tem um ar infantil e seus dedos são bem longos, dando um ar bem feminino.
Me incomodei um pouco com algumas cenas em que ela fica de perfil e semi-perfil, pois a cabeça parece meio achatada, dando mais a impressão de ser um erro anatômico do que um estilo adotado pelo artista.
Chobi, por sua vez, possui um traço bem simplista, ressaltando sua fofura.
Os backgrounds são bem detalhados e algumas cenas possuem hachuras, trazendo uma arte um pouco mais realista.
Visualmente tudo é fácil de entender, tornando a leitura bem fluída.
Gostei bastante das primeiras páginas, que trazem cores em aquarela e nos traz uma introdução agradável a leitura.
Roteiro e história
Toda a história é contada pelos olhos do gato. Ele é bem enfático em como absorve as atitudes de Miyu, cita detalhes do que percebe nela, como humor, cheiro e aparência (ele sempre diz o quanto a acha bonita!). Todas essas percepções, sempre trazem alguma opinião ou dúvida do porquê aquilo estar acontecendo ou dela ter determinadas reações.
Ao mesmo tempo, vemos leves toques de inocência e não compreensão do mundo humano.
Durante a leitura, é notável o carinho que o bichano sente pela garota e o quanto se preocupa quando ela tem atitudes incomuns.
Por outro lado, não é explicitamente mostrado por quais problemas Miyu passa, mas observando os quadros com um poucos mais de atenção, conseguimos notar que é uma jovem adulta tentando lidar com as cobranças da vida adulta.
Em determinado momento ela diz “eu queria ser homem”, juntando essa frase com todo o contexto do mangá, ao meu ver, é uma crítica em como a sociedade japonesa cobra da mulher que ela tenha logo um namorado e depois case.
É uma leitura rápida, mas é necessário reler com calma para conseguir perceber com mais empatia algumas situações.
É um mangá slice of life sem profundidade. Não há foco nem na vida da garota e nem da do gato, pois tudo acontece muito rápido e tudo é contado em apenas um volume. Um conto aleatório, sem a intenção de retratar nenhum fato específico. Me trouxe a sensação de ser apenas uma história rasa sobre como o gato enxerga e ama sua dona, nada além disso.
Achei muito supérfluo, esperava mais intensidade, um foco em como ela dividia seu tempo com o trabalho e dando atenção ao felino. Ou como aquele gato significava muito para sua vida. São apenas vários trechos do dia a dia.
Confesso que me decepcionei, esperava no mínimo alguma história que fosse mexer com minhas emoções. 🙁
Talvez para quem goste de histórias rápidas e sem envolvimento, seja uma boa leitura.