Título: É Preciso se Afogar para Viver
Autor: J. V. Santos
Artista: J. V. Santos
Volumes: 1
Lançamento: –
Editora: Fanzine (publicação independente)
“Viver é um ato de luta e o maior inimigo que enfrentamos muitas vezes, é a nossa própria mente”.
Uma história em quadrinhos que em 21 páginas retrata de forma poética a luta contra a depressão. Um relato de experiências pessoais do autor, transformado em arte.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Arte: 6/10.
Gosto do estilo quadradão do autor, a anatomia do personagem ficou boa, com posições naturais. Mas confesso que o estilo de coloração me incomodou um pouco. Olhando rapidamente, as cores parecem deixar as composições confusas ao invés de mais claras. A sensação que eu tive é que os tons de azul simplesmente foram jogados.
As ilustrações não estão enquadradas, cada página é uma ilustração única. Ficou bem interessante, o texto complementa a imagem, como se fosse uma narração.
Os textos foram escritos a mão, ao invés de utilizar uma fonte de computador. Isso deu um toque bem mais pessoal e mais informal a obra.
Roteiro: 10/10.
Leitura rápida, sem delongas.
Uma narrativa poética sobre a depressão.
História: 10/10.
Eu não vi o conteúdo dessa hq como uma história exatamente. Senti que foi algo mais próximo de reflexões pessoais transformadas em um poema, que conta uma trajetória e nos põe a pensar no final (ou não. Vai da sensibilidade e das experiências pessoais de cada um).
Não é uma leitura demorada, recomendo fortemente para quem gosta de poemas.