Desenvolvedor: Nintendo R&D1
Distribuidora: Nintendo
Lançamento: 1990

Outras plataformas: Game Boy, Game Boy Advance e SNES.

Um dos experimentos saiu fora de controle e os vírus começaram a crescer descontroladamente. Mas o Dr. Mario tem uma carta na manga! Desenvolveu uma vitamina que é capaz de eliminá-los. Ao menos é essa a história que o manual do jogo conta!

Dr. Mario é um jogo de puzzle com os moldes mais simples possíveis. Seu objetivo é eliminar todos os vírus presentes na tela.

  • Dr. Mario Gameplay 01

Considerações finais – Analisando o jogo como um todo

Gráficos: 9/10.
Os gráficos ficaram ótimos e aproveitaram bem toda a capacidade do NES.
A única coisa que me desagradou é que o background da tela de gameplay nunca muda de cor! 🙁

UI e HUD: 10/10.
O jogo em si é super fácil de ser entendido.
Antes de iniciar uma partida, o jogador pode ajustar o número de vírus, a velocidade que as vitaminas caem e a música de fundo.

Na tela de gameplay, os vírus aparecem do lado esquerdo, juntamente com o score. Do lado direito, o level, a velocidade e a quantidade de vírus restantes para morrer.

Trilha Sonora e sons: 3/10.
Só há 3 músicas disponíveis para o gameplay, o que pode ajudar a tornar a partida enjoativa em muito pouco tempo.
Confesso que após algum tempo concentrada jogando, eu nem prestava mais atenção nela, mas acho importante que a música ajude a o jogador a se sentir mais imerso no jogo ao invés de fazê-lo sentir-se cansado.

Jogabilidade: 7/10.
Logo no começo, o jogador pode configurar seus preferências de dificuldade para iniciar a partida.

Seu objetivo é eliminar todos os vírus da tela. Cada vírus possui uma cor e você precisa fazer uma combinação com 3 pílulas da mesma cor, para que ele seja destruído.
As vitaminas são dividas em duas partes, sendo que elas podem ter a mesma cor ou não.

A física do jogo não é das melhores, pois as peças não são muito maleáveis (uma vez que ela encosta em um vírus ou vitamina, você não consegue movimentá-lo rapidamente, caso a tenha colocado ali por engano). Mas em nenhum momento isso atrapalha o jogo, é mais uma questão de adaptação.

Infelizmente não há um modo história, seu objetivo é apenas acumular score. Ter apenas um único objetivo pode fazer que a partida torne-se enjoativa depois de um tempo, pois acaba não passando a sensação de progresso.

No modo multiplayer, o jogador que destruir os vírus primeiro, é recompensado com uma coroa. Quem conseguir 3 coroas primeiro, vence.
Infelizmente não é possível jogar contra um bot nesse modo. 🙁

Fator replay: 9/10.
O jogo é infinito, você pode recomeçar sempre que quiser e passar horas acumulando score.
Uma excelente opção de jogo casual para matar o tempo ou entreter sem compromisso.

 

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