Desenvolvedor: Jesse Makkonen
Distribuidora: Ratalaika Games
Lançamento: 2019
PSN: https://www.playstation.com/pt-br/games/distraint-deluxe-edition-ps4/
Tem troféus? Sim.
Outras plataformas: Nintendo Switch, PC, PS Vita e Xbox One.
Entre na pele do jovem Price em seu mais novo emprego, no qual deve desapropriar imóveis. Por trás de cada imóvel, há uma história e passar por cima de pessoas para que elas assinem logo o contrato de desapropriamento é algo que começa a martelar na consciência do protagonista.
Um jogo focado em narrativa, que mescla elementos de puzzle, point and click e plataforma.
Considerações finais – Analisando o jogo como um todo
Gráficos: 10/10.
Pixel art muito bem feito, com um estilo bem próprio. As animações estão bem legais também!
O jogo inteiro possui um conjunto de cores com uma iluminação que traz bastante suspense.
UI e HUD: 10/10.
Não há muitas opções no jogo, tudo o que o jogador pode alterar é o idioma e o som dos diálogos.
Ponto positivo: o jogo possui localização em português e ela ficou muito bem feita!
Durante o gameplay, é possível utilizar itens. A mecânica e a hud disso são bem fáceis de serem compreendidas.
Trilha Sonora e sons: 9/10.
O jogo inteiro foi muito bem climatizado com as músicas e sons. Tudo perfeitamente equalizado, trazendo bastante suspense e alguns scare jumps.
A única coisa que me incomodou um pouco foi o volume, que está alto demais e não dá para ser ajustado pelas opções do jogo.
Jogabilidade: 8/10.
Logo no começo, um mini tutorial é exibido, ensinando como salvar e utilizar os itens.
O jogo é bem linear e os puzzles são fáceis de resolver, resultando em um jogo curto de ser finalizado (terminei ele em aproximadamente 3 horas).
A história é bem interessante, pois mergulha fundo na consciência e sentimentos do protagonista. Há bastante suspense e alguns momentos gore.
Gostei do modo que alguns pontos foram retratados dentro do jogo (ambição e remorso, por exemplo), mesmo tendo uma opinião divergente da mensagem que o jogo quer passar.
O único ponto negativo do jogo é em um dos puzzles, onde você aspira uma substância e tem um tempo limitado para percorrer um caminho específico. O tempo disponibilizado para esse quebra cabeça é extremamente curto, trazendo ao jogador a sensação de que talvez cumpri-lo não seja possível. No meu caso, tive essa impressão e fiquei tentando buscar outra solução… e só perdi tempo! 2 segundos a mais para essa parte teriam sido o suficiente para torná-la mais intuitiva.
Fator replay: 4/10.
Não há o que fazer de diferente ao jogar novamente, apenas desbloquear troféus e viver a história novamente.