Informações Técnicas

Desenvolvedor: Spike Chunsoft Co., Ltd., Abstraction Games
Distribuidora: Spike Chunsoft Co., Ltd.
Lançamento: 18/fev./2016
Steam: https://store.steampowered.com/app/413410/Danganronpa_Trigger_Happy_Havoc/

Tem conquistas? Sim.
Tem cartas? Não.

Outras plataformas: Android, iOS, PlayStation Vita, PSP, PlayStation 4 e Xbox Series S/X.

Danganronpa é uma visual novel sobre Makoto Naegi e outros jovens, que acordam dentro de uma grande escola, completamente isolados do mundo e sendo coagidos a participar de um battle royale.
Sua liberdade só estará garantida caso ele mate algum de seus colegas, porém ele não deve ser descoberto. Caso seja pego, Makoto será executado!
Um jogo de sobrevivência, no qual ninguém nem nada é o que parece!

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos e UI
Eu curti as ilustrações, porém fiquei triste em ver que elas perderam um bocado de qualidade, ficando levemente serrilhadas. Pelo menos na versão de PC, estão assim.
Tirando esse detalhe, gostei das poses e expressões escolhidas para representar cada personagem.

O cenário é completamente em 3d e ao meu ver, envelheceu mal. Ficou datado, mas de um modo feio. 🙁

Gosto bastante da estética da UI, tem um visual moderno. Gosto do conceito da parte do julgamento trazer elementos visuais de um revolver, dando a entender que seus argumentos são balas para matar o assassino. É uma associação muito interessante.

Trilha Sonora e sons
Eu gostei muito da música tema do jogo, achei bem grudenta (no sentido positivo).
As músicas do jogo em geral são legais e enfatizam bem cada momento vivido. Me marcaram, tenho certeza que mesmo após anos, caso ouça alguma delas, com certeza vai me soar muito familiar.

As vozes dos personagens ficaram sensacionais. Cada um com sua personalidade marcante, mas não posso deixar de mencionar sobre o Monokuma e a Toko. Impossível esquecer o jeitinho de falar de ambos hahaha

Jogabilidade
Primeiramente, saiba que esse jogo é um mix de visual novel com adventure. Então, se está procurando um jogo que seja puramente texto + escolhas, não recomendo.

Basicamente, a história é sobre um battle royale onde você deve sobreviver e investigar como seus colegas foram mortos. E claro, conforme o jogo vai desenrolando, você vai descobrindo o porquê de estar participando disto.
É uma aventura bem interessante e envolvente, mesmo que a suspensão da realidade soe absurda algumas vezes, dá para aceitar e continuar a aproveitar a imersão.

Achei o roteiro bem desenvolvido, com reviravoltas em momentos oportunos e personagens com personalidades bem marcantes. Zerei em aproximadamente 31 horas e a leitura foi tão leve que nem percebi.

Única coisa que eu particularmente achei meio cansativo foi a parte dos julgamentos, que vão exigir um misto de raciocínio rápido e habilidade nos controles – pra quem busca apenas uma leitura interessante, isso aqui pode acabar sendo um ponto negativo.

As mecânicas são bem dinâmicas, em determinados momentos você tem o livre arbítrio de conversar com quem você quiser. Essa aproximação lhe permite presentear algum(a) personagem com itens que você pega numa máquina de gacha e caso esse personagem goste, você será recompensado com alguma habilidade que será poderá na hora do julgamento.
Existem vários “mini-games” durante os julgamentos e junto a eles, você tem uma “barra de vida” (que são contabilizados com corações) que vai sendo consumida caso faça escolhas erradas. Se perder todos os corações, dará game over e precisará iniciar esse trecho desde o começo.

Ao zerar o jogo, um novo modo é liberado. É praticamente um dating sim, onde é possível ver novos diálogos e aprimorar habilidades para um New Game +.

Existem diversos slots para saves, além de poder começar desde o início de cada capítulo. Mas esse acesso só é liberado após você finalizar o capítulo em questão.
Também é possível ver o histórico dos diálogos e últimas ações.

De modo geral, é uma visual novel muito bem estruturada. Não esperava menos, afinal a desenvolvedora “só” foi a criadora desse gênero. 🙂

Replay e retenção
O sinal mais claro para mim de que um jogo me fisgou, é o quanto me sinto empolgada e o zero o quanto antes. Foi praticamente uma semaninha jogando direto e em nenhum momento me senti cansada. Muito pelo contrário, cada vez mais me sentia absorvida por tudo e queria saber o desfecho.

Entrou pra a minha lista de visual novels recomendadas? Com certeza!
É um ótimo jogo investigativo!

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