Desenvolvedor: Maschinen-Mensch
Distribuidora: Thunderful Publishing AB
Lançamento: 31/Mar/2020
PSN: https://store.playstation.com/pt-br/product/UP5180-CUSA15962_00-0000000000000000

Tem trofeus? Sim.

Outras plataformas: PC, Nintendo Switch e Xbox One.

Todo fã de Civilization sabe o porre que é os primeiros turnos, onde o mapa é todo fog e você tem que calcular os movimentos sem saber ao certo pra onde ir pra arrumar recursos ou se vai dar de cara com um acampamento bárbaro e ter que começar de novo.
Pensando no público que gosta desse início incerto, que tal um jogo inteiro nessa mecânica? Curious Expedition é exatamente isso: um roguelite de exploração com combate em turnos e personagens consagrados como Darwin, Marie Curie e HP Lovecraft (sim, você não leu errado).

  • Curious Expedition Gameplay 01

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Gráficos: 7/10.
Pixel art bonitinho mas perde muitos detalhes, tem coisas que não dá para identificar direito.

UI e HUD: 7/10.
Achei o jogo bem confuso no começo, mesmo fazendo o tutorial demorei para entender como funcionava o sistema de combate.

Trilha Sonora e sons: 9/10
Musiquinhas legais e que vão colar na sua cabeça.

Jogabilidade: 6/10.
Basicamente o jogo é uma competição entre exploradores para encontrar pirâmides douradas ao redor do mundo. Cada personagem começa com um set de itens e personagens na equipe.
Sim, o jogo possui combates. Quem nunca sonhou ver uma luta entre Darwin e um velociraptor?? O combate é em turnos, na qual você deve fazer combinação de dados para gerar combos. No começo é confuso mas após 3 ou 4 partidas já fica simples de entender.

Cada mapa é gerado aleatoriamente e nele pode se encontrar templos para saquear os tesouros, aldeias que podem te ajudar (ou não) ou mesmo um local para descansar e restaurar seus pontos de movimento antes que zerem e sua equipe seja consumida pela insanidade.
Não é raro acabar ficando sem pontos e algum personagem da party canibalizar o coleguinha ou começar a ter outros efeitos colaterais (talvez até piores do que canibalizar alguém).

Ao final de cada mapa, é contabilizado os tesouros coletados e isso gera uma pontuação entre os exploradores. Você pode escolher entre doar os tesouros a um museu e aumentar sua pontuação ou vende-los e se preparar para a próxima expedição. Comprar armas, suprimentos ou mesmo uma barraca podem te ajudar no próximo mundo à ser explorado.

Replay e retenção: 10/10.
Bem legal, dá para jogar muitas vezes sem enjoar.

By Alvinhu

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading