Desenvolvedor: Dreamlike
Distribuidora: Dreamlike
Lançamento: 11/Abr/2021
Steam: https://store.steampowered.com/app/1577280/Chicken_Holmes__O_Mistrio_de_Bartolomeu/
Tem conquistas? Não.
Tem cartas? Não.
Um point and click que traz uma curta e cômica experiência, no qual você é pinto detetive e deve entrar em uma casa para investigar o desaparecimento de Rubens, o açougueiro.
Considerações finais – Analisando a obra como um todo
Gráficos
Os gráficos são em 3D e a princípio fiquei um pouco confusa pois achei que era possível dar zoom no cenário.
As modelagens ficaram boas, mas eu achei alguns itens pequenos e com a área de clique meio imprecisa.
UI e HUD
Os objetos clicáveis são animados, o que é ótimo pois não faz o jogador perder tempo clicando em tudo! hahaha
Me incomodei com o fato de haver muitas frases no monólogo do protagonista sem ponto final e da label do menu “opções” estar sem Ç e o tio na letra O.
Sim, sou chata com esses essas coisas ortográficas. ;/
Achei o tamanho do cursor um pouco pequeno também.
De resto, acho que está bom.
Os menus são fáceis de serem entendidos e as fontes utilizadas super combinaram com a estética e clima do jogo.
Trilha Sonora e sons
Músicas legais, mas já aviso que a música default fica meio irritante depois de alguns minutos jogando por ser bem repetitiva. Mas não se preocupe pois é possível mudá-la logo no primeiro cenáro.
O Chicken Holmes não recebeu voz quando fala, mas eu particularmente não achei que isso impactou o jogo negativamente.
Jogabilidade
Confesso que me decepcionei um bocado com a experiência do jogo como um todo.
Ele tem uma dinâmica bem típica de point and clicks, você vai clicando pelo cenário para ir investigando. É possível coletar itens, mas você não escolhe aonde usá-los – eles já são usados automaticamente – e isso deu uma boa quebrada no desafio.
Os textos são bem criativos e possuem uma veia cômica. Um humor leve que me agradou.
Mas olhando como um jogo de investigação, ele é bem fraco. :/
O jogo possui alguns bugs minors (ao clicar num slot de objeto vazio, a área de diálogo aparece mas sem nenhum texto, itens que se sobrepõe no slot, etc), não estragam a experiência mas mostram que o jogo não teve muito polimento. Isso é ruim, pois dá aquela sensação do jogo estar incompleto, ter sido feito as pressas.
Replay e retenção
Não espere um jogo para se envolver. Ele é extremamente curto, tão curto que nem possui um save state.
Jogue com os olhos de uma experiência casual e não como um caso de investigação para se envolver e quebrar a cabeça.