A Brasil Game Show (BGS) 2023 consolidou-se como um evento essencial no calendário gamer mundial. Como de costume, ela aconteceu no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, dos dias 11 a 15 de outubro.
A feira atraiu milhares de fãs e apresentou um line up de convidados internacionais que fez jus à grandiosidade do evento.
Todo ano eu tiro férias nessa época para poder aproveitar ao máximo e rever amigos.
Mas infelizmente, 2024 foi uma grande maré de azar nesse aspecto. Azar, pois adoeci nesse período e só conseguir desfrutar do evento na sexta-feira.
Quem acompanha o Nerd Trash sabe que desde 2016 eu frequento a BGS e sem sombra de dúvidas para mim essa foi a pior edição! Não pela organização o evento, mas por eu infelizmente não estar bem de saúde. 🙁
Mas mesmo não estando 100% bem, marquei minha presença, como faço todo ano!
Entre os convidados, não há como não citar Ned Luke e Shawn Fonteno, que são conhecidos por darem vida aos personagens Michael e Franklin, no jogo Grand Theft Auto V. Eles participaram de sessões de autógrafos, painéis de discussões e também foram jurados nas competições de cosplay.
Não sou nenhuma aficionada por GTA, então admito que não fui o público alvo deles. Mas fiquei feliz pelos fãs da série terem tido a chance de conhecê-los.
Outro grande nome que brilhou no evento foi Naoki Yoshida, diretor e produtor de Final Fantasy XIV, que discutiu as inovações e desafios por trás do desenvolvimento de um dos MMORPGs mais populares do mundo. Yoshida participou de painéis sobre a evolução da franquia e o impacto de Final Fantasy na indústria de games, oferecendo uma visão única para os fãs que acompanham o universo da série.
Alexey Pajitnov, criador de Tetris, também marcou presença, relembrando a trajetória de seu jogo icônico, que continua a cativar gerações de jogadores.
Foi o único convidado que eu me dispus a encarar a fila gigante, mas no final valeu a pena pela foto e pelo autográfo!
Jun Senoue foi outro convidado que esteve presente no evento, não só no Meet&Greet mas se apresentando com o Sonic Symphony.
Como ainda estava indisposta fisicamente devido a fortíssima gripe que peguei, não me animei para encarar a fila e pegar um autográfo. Mas certamente em uma oportunidade futura farei isso e terei o meu Sonic Heroes autografado! <3
A área indie estava bem animada, com vários projetos diferentões, inclusive um simulador de retroescavadeira com literalmente uma cadeira/estrutura que simulava uma!
Havia também alguns stands de grandes empresas e jogos disponíveis para testar, fiquei na fila de alguns para pegar brindes, conseguindo adesivos e bottons.
Havia também outras atrações, como competições de eSports, área de arcades, demonstrações de novas tecnologias e lançamentos aguardados. O evento novamente marcou o seu papel como um dos mais relevantes pontos de encontro para jogadores, desenvolvedores e fãs.
A praça de alimentação estava cheia (como sempre haha), mas ao menos havia um número decente de mesas, não obrigando as pessoas a ficarem horas caçando um lugarzinho para conseguir comer em paz. Para falar a verdade, nem me recordo de ficar em pé esperando alguém sair, apesar de cheio, tava realmente bem tranquilo nesse aspecto.
Enfim… a edição de 2023 ficou marcada pela diversidade de convidados e conteúdos, trazendo uma vivencia memorável tanto para os entusiastas casuais quanto para os gamers hardcore.