Título: Archimedes Bar
Autor: Daniel Esteves, Al Stefano e Danilo Pereira.
Artista: Alex Rodrigues, Al Stefano, Danilo Pereira e Samuel Bono.
Volumes: 1
Lançamento: Nov/2015
Editora: Zapata Edições

Site da Editora: zapataedicoes.com.br

Archimedes é o dono do bar da esquina do universo. Literalmente, todos os dias aparecem clientes do fim do universo para frequentar esse lugar.
Junto com Edmundo, seu inseparável papagaio, eles vivem histórias únicas, que somente quem é um bom frequentador de boteco sabe!

Archimedes Bar é uma história em quadrinhos com três contos, nos moldes de um slice of life descontraído. Cada história foi escrita e ilustrada por pessoas diferentes, trazendo a essa obra um ar único.

  • Archimedes Bar 01

Considerações finais – Analisando a obra como um todo

Arte: 8/10.
Cada conto foi ilustrado por um artista, dando uma identidade visual bem única a essa hq.

A primeira história tem um estilo mais tradicional. Apesar de ser em preto e branco, passa a sensação que foi colorido com aquarela.
Bons enquadramentos e mesmo não sendo um traço cheio de detalhes, conseguiu trazer bastante capricho para cada composição

A segunda história já tem um traço mais alongado e um sombreamento nitidamente digital.
Infelizmente os backgrounds não são tão detalhados, trazendo um pouco mais ênfase nas expressões dos personagens e deixando um pouco de lado os ângulos mais dinâmicos.

O último conto trouxe pouca exploração nos sombreamentos, deixando a grande maioria dos desenhos apenas no traçado.
Também fica bem nítido o uso de arte digital para as ilustrações, um estilo bem caricato e bem focado em ângulos. Achei a leitura de alguns quadros difícil, por haver muita informação e nenhuma sombra.

De um modo geral, os três estilos conseguiram retratar bem a narrativa e possuem uma leitura bem rápida.

Roteiro: 8/10.
O roteiro das três histórias são bons. Diálogos bem sucintos e uma narrativa fácil de acompanhar.

Achei bem interessante que entre as histórias, aparecem alguns personagens famosos. Isso trouxe a sensação de que todas as histórias que possuem essa ambientação espacial fazem parte do mesmo mundo.

História: 10/10.
As histórias não tem nenhum propósito além de entreter o leitor. E acho que fizeram isso bem! É uma ótima leitura casual, boa para matar o tempo e ler sem se preocupar com enredos complexos ou cheios de metáforas.
São contos que retratam o cotidiano de Archimedes, seu papagaio e seu bar. Histórias de boteco num universo de ficção científica, que eu acredito que irá atrair o interesse de quem frequenta esse tipo de local e curte esse tipo de temática.

 

 

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading