Informações Técnicas

Desenvolvedor: Synnergy Circle Games
Distribuidora: Synnergy Circle Games
Lançamento: 28/Jan/2020
Steam: https://store.steampowered.com/app/1003190/Alpacapaca_Double_Dash/

Tem troféus? Sim.
Tem cartas? Não.

 

Uma maldição caiu sobre os livros da garota mágica Emily e agora cada história é contada por duas perspectivas diferentes. Controle as alpacas de Sophie e Elise, seja absorvido pelos livros, extraia os cristais mágicos de dentro deles e escolha qual versão da história é a correta!

Diferente do Alpacapaca Dash, esse é um jogo de plataforma com pitadas de puzzle e rico em história.

  • Alpacapaca Double Dash Gameplay 01

Considerações finais – Analisando o jogo como um todo

Gráficos e UI
A arte do jogo é toda em pixel art e de um modo geral foi bem feita. As animações são simples, mas funcionam bem para a proposta do jogo.

Nos livros de investigação e da escola, me senti um pouco confusa pois o background e alguns objetos da plataforma pareciam estar no mesmo plano. Na fase da escola, por exemplo, não sabia se a bola era uma animação do cenário ou algo que estava lá para me matar. Isso ocorreu pois foi utilizado os mesmos tons de cores para os dois planos. Já no livro do castelo, essa confusão não ocorreu pois foram utilizados outros tons no background, deixando fácil a percepção do que faz parte plataforma por onde anda meu personagem.

A única coisa que realmente me incomodou foi que me parece que a resolução dos sprites e cenários são diferentes de uma tela full screen, deixando os pixels levemente esticados.Os menus e a hud são fáceis de entender. Algumas labels da tela de score e de pause não estavam alinhadas com os demais elementos da tela, mas nada que atrapalhe a visibilidade.

Trilha Sonora e sons
As músicas são super legais, ficaram muito bem feitas! Elas tem aquela pegada de jogos de plataforma de 16 bits. O mesmo vale para os efeitos sonoros.
A música da tela da história em quadrinhos estava bem mais alta que as das outras telas, e isso gerou um certo desconforto. :/

Jogabilidade
Apesar de ser um jogo de plataforma, há puzzles nas fases, botando os neurônios do jogador para queimar.
A dificuldade das fases é mediana, com exceção dos chefes. Os chefes são bem difíceis pois apesar dos movimentos terem um padrão, a região pela qual eles se movem é aleatória. Eles são bem mais rápidos que você, então derrotá-los não irá depender apenas da sua habilidade mas também de sorte, pois ele pode ir para uma área aonde você não tem como desviar devido a sua velocidade. Isso somado a hitboxes não tão precisos, tornam o desafio ainda maior.

Em cada fase, uma barra é preenchida conforme as escolhas que fizer. Isso irá mudar a perspectiva da história ao finalizá-la (essa parte é mostrada em quadros, como se fosse num gibi). Os chefes também irão mudar conforme o caminho que você escolher.
Além das rotas diferentes, é possível comprar cosméticos para as alpacas através de gachas.

Há um modo time attack, no qual você deverá completar fases no menor tempo. E há um ranking online para deixar a competitividade maior!

Infelizmente há muitos bugs de localização. Há alguns bugs na jogabilidade também (morrer ao pular em cima de um inimigo ou ser atingido após encostar no livro que finaliza a fase, por exemplo).
Ainda falta bastante polimento, acredito que após essas correções o jogo fique com uma jogabilidade bem mais amigável.

Fator replay
O jogo tem um potencial muito bom com suas mecânicas e é bem rico em história. Isso estimula o jogador a jogar novamente para ver as outras rotas e entender o ponto de vista dos outros protagonistas dos livros.
Porém, o maior impeditivo são os bugs, que desanimam bastante a voltar a jogar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading